Mestrado a distância tem nota máxima em avaliação da Capes

Primeiro mestrado a distância do país, Profmat ganhou nota 5 já em sua primeira avaliação trienal.


Pioneiro entre os cursos de mestrado profissional no país, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), realizado a distância por meio da plataforma Moodle e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), obteve nota cinco na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2013, correspondente ao período 2010-2012. "É um resultado extraordinário", diz o professor Hilário Alencar, um dos criadores e atual coordenador do Profmat.

A nota máxima para um programa de mestrado na primeira avaliação, segundo Alencar, evidencia a excelente qualidade acadêmica e científica do Profmat. "E mostra que é possível ter um programa de pós-graduação de excelência em rede nacional para atender professores da educação básica, especialmente aqueles que estão trabalhando nas escolas públicas", afirmou.

Criado em 2011, o Profmat hoje está presente nas 27 unidades da Federação. A rede compreende 66 instituições de educação superior públicas e uma confessional, que ministram o curso em 84 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ele destina 80% das vagas a professores que lecionam matemática nas redes públicas da educação básica.

De 2011 a 2014, ingressaram no mestrado 7.411 professores, dos quais 1.426 já concluíram e formação. Outros 2.880 continuam estudando. Em fevereiro próximo, uma nova turma, de 1.575 educadores, selecionados em 2014, começa a fazer o curso. Alencar explica que a evasão é baixa - cerca de 10% -, mas a maior perda de alunos ocorre no exame de qualificação, prova nacional escrita, com oito questões. O mestrando pode fazer a prova nacional duas vezes, num intervalo de quatro meses. A outra opção é fazer a inscrição para a seleção do ano seguinte e, em caso de classificação, repetir o mestrado.

Mas há outras causas para a evasão. Segundo coordenador, professores que lecionam em mais de duas escolas não têm tempo para se dedicar à formação exigida no mestrado, que traz o selo de qualidade da SBM. "Eles precisam assistir às aulas presenciais às sextas-feiras, dar conta das tarefas na Plataforma Moodle e fazer as provas presenciais, aos sábados". Na avaliação de Alencar, a trajetória do Profmat mostra que os melhores desempenhos são de docentes de escolas que adotam o tempo integral.

Exemplos - Alencar elogia o empenho dos mestrandos, especialmente daqueles que residem ou lecionam em cidades fora do polo e precisam fazer deslocamentos semanais em função do curso. Ele cita os exemplos de um professor do Amazonas, que viajava dois dias de barco para fazer a parte presencial do curso em Manaus, e de outro profissional, do município de Cocal dos Alves (PI), que ia até Teresina com o mesmo objetivo. Ambos concluíram o curso e foram certificados.

A grande procura de professores de matemática pelo mestrado profissional - a cada processo seletivo anual o Profmat recebe de 16 mil a 20 mil inscrições - e o desempenho, confirmado pela nota cinco na avaliação da Capes, despertaram o interesse dos ministérios da Educação do México e da Argentina. Alencar explica que dirigentes da educação desses dois países conheceram o programa e estudam como implantá-lo.

Também no Brasil, o Profmat faz escola. A pedido de diversas carreiras do magistério, a Capes autorizou, em 2013, a criação dos programas de mestrado profissional em letras (ProfLetras), coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e em ensino de física  (MPEF), pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Em 2014, a Capes autorizou os programas de mestrado profissional em artes (ProfArtes), coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); em história (ProfHistória), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em administração pública (ProfiAp), destinado à formação de gestores públicos de qualquer área do conhecimento. O ProfiAp é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Mais informações na página do Profmat na internet.

(Fonte: Acheseucurso - Com informações de Ionice Lorenzoni, do MEC)