VÍDEOS



Queridos amigos que nos acompanham, esse novo designer do nosso blog trás muitas novidades, entre elas está área de vídeos.  Esses vídeos que serão postados aqui, estão disponíveis no YouTube e em outros sites, podendo ser acessados livremente, abordando temáticas educativas.

Para  baixar esses vídeos existem vários programas disponíveis da web, entre eles recomendo o atube, encontrado no Baixaki. É um programa de fácil instalação, compacto.

Alguns links de vídeos hospedados por vários sites, estão disponíveis na web, não sendo nossa responsabilidade, apenas estamos informando o endereço de hospedagem, onde encontrar a url.

Aproveitem e espalhem as novidades.
Beijos.
_________________________________________________________________________

Queridos amigos, recebi essa indicação de um blog com filmes que podemos usar em sala de aula. Basta ir ao blog e baixar os filmes pelos links disponíveis nesse blog.  O endereço do blog é http://cineaprendizagem.blogspot.com/





PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

#  - CAVALO DE GUERRA



Na trama, em 1914, Joey, um potro com um sinal em forma de cruz no focinho, é vendido ao exército e enviado à Europa, onde se desenrola a Primeira Guerra Mundial. Entregue a um oficial, o animal se torna um cavalo de batalha, testemunhando o horror do conflito na França. A coragem de Joey toca os soldados, enquanto o cavalo sofre pela ausência de Albert, o filho do fazendeiro que ele deixou para trás. Será que ele verá seu dono verdadeiro outra vez?

O novato Jeremy Irvine interpreta Albert. Benedict Cumberbatch, Patrick Kennedy, Tom Hiddleston, David Thewlis, Peter Mullan e Emily Watson também estão no elenco, entre outros. O roteiro é de Lee Hall (Billy Elliot). A DreamWorks lança o filme nos EUA em 25 de dezembro, quase colado com As Aventuras de Tintim, que chega às telas em 21 de dezembro. No Brasil, Cavalo de Guerra estreia em 6 de janeiro de 2012

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#  - A LISTA DE SCHINDLER



A história do enigmático Oskar Schindler, um membro do partido nazi, mulherengo e especulador de guerra, que salvou a vida a mais de 1100 judeus durante o Holocausto

#  - BASTARDOS INGLÓRIOS



Pequena obra-prima de Quentin Tarantino que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de soldados judeus americanos tem como missão espalhar o terror pelo Terceiro Reich atrás das linhas inimigas.

#  - O PIANISTA



# -  OPERAÇÃO VALKIRIA



Operação Valquíria q foi lançado em 2004, o filme retrata o atentado de 20/7/1944 forjado por stauffenberg para matar Hitler q infelizmente não teve sucesso.

# - BONHOEFFER - O AGENTE DA GRAÇA



Essa questão atormentou um clérigo proeminente alemão que se opôs Hitler e seu regime, cujas convicções lhe custou a vida acabou. Ele foi enforcado em 09 de abril de 1945, menos de um mês antes do fim da guerra. retrata os últimos anos de sua vida, sua participação na resistência alemã e luta para permanecer fiel aos seus princípios. O filme é muito mais do que uma simples biografia, também mostra os esforços da resistência praticamente desconhecido alemão. Este filme retrata o heroísmo de um pastor luterano que poderia ficar em silêncio para salvar-se, resolveu se rebelar e ir às últimas conseqüências de ser fiel a suas crenças.



DITADURA MILITAR E AMÉRICA LATINA

#  - ESTADO DE SÍTIO



Em Estado de Sítio o grupo guerrilheiro Tupamaro seqüestra o embaixador do Brasil no Uruguai, Roberto Campos, e o funcionário da polícia norte-americana Philip Michael Santore. O grupo então exige que o governo solte os presos políticos em troca dos seqüestrados. O caso gera uma crise política internacional que coloca em evidência a participação criminosa do imperialismo norte-americano na estrutura repressiva dos regimes militares.

No filme, Philip Michael Santore é interrogado por um dos integrantes do Tupamaro, maneira pela qual o filme apresenta dados importantíssimos e ao mesmo tempo assustadores de como os Estados Unidos formou milhares de agentes de tortura nas polícias de vários países da América Latina. O Brasil aparece no filme com destaque entre os países assessorados pelos norte-americanos, foram mais de 100.000 policiais brasileiros especializados em técnicas de tortura em cidades como São Paulo e Belo Horizonte.


APERTHEID

# -  INVICTUS



Com direção do quatro vezes premiado com o Oscar® Clint Eastwood (Menina de Ouro; Os Imperdoáveis), Invictus nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela (MORGAN FREEMAN) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (MATT DAMON), para ajudar a unir a nação.
Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apóia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.
O filme é estrelado pelos vencedores do Oscar® Morgan Freeman (Menina de Ouro; Batman O Cavaleiro das Trevas) e Matt Damon (Gênio Indomável; franquia Bourne).

A Warner Bros. Pictures apresenta, em associação com a Spyglass Entertainment, uma produção Revelations Entertainment/Mace Neufeld e Malpaso: Invictus. O filme é produzido por Clint Eastwood, por Lori McCreary e Morgan Freeman, sócios na Revelations Entertainment, por Robert Lorenz, sócio de Eastwood na Malpaso, e por Mace Neufeld, da Mace Neufeld Productions. O roteiro é do sul-africano Anthony Peckham, baseado no livro Playing the Enemy, de John Carlin. Morgan Freeman e Tim Moore, além de Gary Barber e Roger Birnbaum, da Spyglass Entertainment, são os produtores executivos.
Voltando a trabalhar com Eastwood, na equipe de realizadores estão o diretor de fotografia Tom Stern, o desenhista de produção James J. Murakami, os editores Joel Cox e Gary D. Roach e a figurinista Deborah Hopper, todos com créditos no recente filme do diretor Gran Torino.
As filmagens de Invictus foram inteiramente realizadas em Johanesburgo e na Cidade do Cabo, na África do Sul, e em seus arredores.
A estréia nos Estados Unidos ocorrerá em 11 de dezembro de 2009, com distribuição pela Warner Bros. Pictures, uma empresa da Warner Bros. Entertainment Company.


#  - UM GRITO DE LIBERDADE - 1987 (CRY FREEDOM)



Grito de Liberdade é um filme 1987, dirigido por Richard Attenborough, definido no final de 1970, durante o apartheid da África do Sul. O filme foi filmado no vizinho Zimbábue, e, embora não proibidos na África do Sul, cinemas mostrando os filmes foram confrontados com ameaças de bomba. De acordo com o Internet Movie Database, o filme foi apreendida pelas autoridades em 29 de julho de 1988. Em alguns casos, houve relatos de que cópias dos filmes foram arrancamento os projetores de cinema eo filme manteve-se invisível na África do Sul até 1991.


 QUÍMICA

# - Os "Nols" em : Oxidação de álcoois




# - Conhecendo os átomos de carbono



# Tutorial ChemSketch




# - Aminas e Amidas




# - Cetonas e aldeídos




# - Ácidos Carboxílicos e Ésteres




# - Outras funções orgânicas




# - Fazendo um spray caseiro




# - Aminas e Amidas




# - Cetonas e aldeídos




# - Ácidos Carboxílicos e Ésteres




# - Outras funções orgânicas




# - Descarte adequado de Lâmpadas Fluorescentes



# - Investigando os halogênios



# - Os Álcoois




# - Os Hidrocarbonetos




# - Água de beber?





# - SÉRIE FOLCLORE


1 - Saci



2 - Matinta Perera



3 - A Mula sem Cabeça



4 - As Lendas das Cataratas do Iguaçú




5 - O Negrinho do Patoreio



6 - O Lobisomem



7 - Folclore Brasileiro em animação



8 - Vitória Régia



9 - Brincadeiras de Folclore


10- Parlendas, Cantigas e Trava-língua (parte 1)



11 - Parlendas, Cantigas e Trava-língua (parte 2)



12 - O Bicho Papão



13 - A Lenda do Dia e da Noite



14 - Pajerama



15 - Repentista - O Coronel e o Lobisomem



16 - Parlendas animadas infantil



17 - kauan e a lenda das águas 1



18 - kauan e a lenda das água 2




# - A EVOLUÇÃO DO HOMEM




# - SÉRIE BIOMAS DO BRASIL


1 - Cerrado




5 - Caatinga





# - Mundos Invisíveis: a origem dos alquimistas  - Aula de Química



# -  Mundos Invisíveis: a descoberta dos antibióticos - Aula de Química


 

#  - Mundos Invisíveis: Lavoisier, o pai da química - Aula de Química


 

#  - Tudo se transforma, Substâncias Químicas, História dos elementos químicos


 


# - História da Tabela Periódica


 


 # - A Importância da Química


 

# - Tudo se transforma, Reações Químicas, Os primórdios


 


# - Grandes descobertas da Química





 # - Estados Físicos da Matéria - Completo - LENAQ


 


# - Mundos invisíveis: a matéria-prima do mundo







O carteiro e o poeta

Crítica do filme: “O carteiro e o poeta é um filme apaixonante. Lindo e romântico, sem ser piegas, traz a obra e o talento de Neruda próximos de cada um de nós. Genial”

Metáforas: O carteiro e o poeta é uma excelente forma de trabalhar com a temática das metáforas. A forma como Neruda aborda a questão com Mario e como ela aparece em diversos momentos do filme promove não só a compreensão do conceito como a vontade de produzir metáforas! Vivencie este momento com os alunos!
 Deixe-os criarem livremente suas metáforas e apresentá-las ao grupo. Se possível, faça um “gancho” com os ditados populares, que são uma forma secular de metáforas.

Comunismo: O comunismo é um tema presente no filme. Amplie este conceito com seus alunos.

Importância da leitura: O filme mostra claramente que a poesia/leitura foram elementos para a expansão de consciência de Mario. Trabalhe esta temática com os alunos, de modo a reforçar a importância da leitura em nossa formação integral.

Paixão pela leitura: O mesmo elemento da leitura deve ser motivo de reflexão aos docentes. O que despertou Mario para a poesia e leitura foi seu envolvimento com Neruda e paixão por Beatrice.

Assim, o leitor adormecido no aluno precisa ser desperto. E este despertar envolve assuntos de que ele goste, que façam parte da sua realidade e de suas necessidades. O aluno precisa se apaixonar pela leitura. Aprendizagem envolve afetividade.

Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.

Bee Movie
Crítica do filme: “ A animação Bee movie é uma forma encantadora de analisarmos a nossa sociedade, o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é muito bacana! Mel-ravilhoso mesmo!”

Sociedade: Depois disso, proponha uma análise. O filme retrata situações que refletem a sociedade das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?

Conceito de equipe: Bee movie deixa muito claro o conceito de equipe, mencionando a importância das pequenas tarefas para a realização do todo. Solicite aos alunos que identifiquem no filme em que momentos este conceito aparece. Em seguida, peça que transponham estas situações para o cotidiano escolar e familiar. Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?.

Exploração da natureza: O personagem principal, Berry Benson, questiona a exploração ao mel das abelhas. Argumente com seus alunos:

a) Realmente os humanos exploravam as abelhas?
b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?

Ecossistemas: Trabalhe o conceito de interdependência entre os ecossistemas, questionando os alunos sobre o que acontece quando as abelhas vencem a batalha judicial e param de trabalhar.


Polinização.:Peça aos alunos que expliquem por que o processo de polinização é fundamental para os humanos.


Equilíbrio ambiental: Ao final do filme, Barry torna-se um advogado “animal” e recebe em seu consultório uma vaca reclamando da usurpação do seu leite. Como podemos viver em harmonia com os demais seres vivos? Como conseguir este equilíbrio ambiental?

___


Tempos modernos

Crítica do filme: “O filme é repleto de informações e situações para serem analisadas. Porém, dadas as características técnicas (preto e branco e mudo), pode ser entediante para os alunos.

O melhor modo de assistir, em minha humilde opinião, é dividindo em duas etapas. A primeira visando a análise do modelo de trabalho proposto da época da revolução industrial, com a mecanização que promoveu o desemprego, a grande depressão vivida nos EUA, os movimentos sociais dos trabalhadores e em um segundo momento a crítica à desigualdade social.”


Contextualização: Para a perfeita compreensão do filme, é necessário contextualizá-lo com os alunos. Época da filmagem X contexto social X condições técnicas de filmagem.

Depressão econômica de 1929: O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos após a grande depressão econômica de 1929. É possível abordar as consequências sociais que tal crise provocou: desemprego, fome, aumento dos índices de violência.

Impacto da revolução industrial: É possível retratar o impacto da revolução industrial com seus processos mecânicos que otimizaram a produção e os lucros, mas promoveram igualmente o desemprego.

Enfoque a cena em que Chaplin fica parafusando as coisas, mesmo em horário de descanso e quando "parafusa" os botões da saia da secretária, e a cena antológica em que ele é "engolido" pelas engrenagens da fábrica.

Substituição homem x máquina: Questione os seus alunos se esta substituição do homem pela máquina ainda acontece nos dias atuais e como isso acontece.


A Televisão: Em alguns momentos, o diretor da empresa se comunica por uma tela de TV. Converse com seus alunos sobre esse tipo de liderança e também faça um link com a apologia à TV (leia-se consumo) que os jovens e crianças vivem todos os dias.


A Tecnologia: Uma temática bem atual, as tecnologias contemporâneas, pode ser abordada por meio da análise da máquina de refeições. Coisas simples devem ser substituídas por recursos tecnológicos? Onde a tecnologia é necessária?


Exemplo: em uma sala de escritório trabalham 10 funcionários. Eles usam o MSN para convidarem uns aos outros para tomar um cafezinho... Não seria mais fácil falar com o colega ou ir até a mesa dele?


Movimentos sociais: Promova uma análise dos movimentos sociais dos trabalhadores como greves e passeatas. Analise com os alunos a prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto. Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea?


Questionamento: Questione seu grupo: por que Chaplin insiste em voltar para cadeia?


Ideia de prosperidade: Depois que encontra a jovem órfã, a vida do personagem ganha novo sentido. Qual a ideia de prosperidade que ele manifesta?


Diferenças sociais: O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Converse com seus alunos sobre como isso é mostrado e que outras situações do filme também abordam a mesma temática.

__

Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.



Linha do tempo


Crítica do filme: “O filme parece meio insosso porque trata do clichê das viagens através do tempo, porém ele é realmente muito bom. Apesar do tema comum, a visão da história como ciência que norteia o futuro do homem, por meio da análise do seu passado, é absolutamente fantástica. Não ganhou premiações famosas na mídia, mas certamente merece destaque como ferramenta pedagógica!”

Importância da História: O filme tem, por meio da sua mensagem, a possibilidade de transformar qualquer aluno em um amante da história. Assim, você pode utilizar esse filme na abertura do ano, do semestre, apenas para sensibilizar o grupo da importância da História, do que ela, efetivamente, trata, da contemporaneidade da História e desmistificar que a História só trata “do passado”.


 Linha do tempo pessoal.: Uma colocação bem no início do filme pode alavancar uma atividade superbacana. O historiador comenta que todos temos uma história. Que tal desenvolver com o grupo uma linha do tempo pessoal?


 Era Medieval: Linha do tempo retrata, de modo minucioso, a Era Medieval. Proponha uma análise do filme com vistas a este período da História, solicitando ênfase nas vestimentas, hábitos, métodos e armas de guerra, relacionamento, arquitetura e sistema feudal.


Guerra dos Cem anos: Pesquise com seus alunos sobre Castlegard na França e a Guerra dos Cem anos. Estes links podem ser interessantes:


http://www.brasilescola.com/historiag/guerra-cem-anos.htm

http://historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=565
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/guerra_cem_anos.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/guerra-dos-cem-anos.htm

Maquetes: O filme mostra uma maquete superbacana, utilizada pelo Professor Johnston no ensino de História. Que tal preparar algumas com seus grupos?


A Honra de antigamente: Em certo trecho do filme, o historiador diz que os homens de antigamente eram mais honrados. Debata essa afirmação com o grupo.


Vilões da História: Ainda em análise a colocação do historiador, contraponha-o, mencionando grandes vilões da história da humanidade, como: Herodes, Stalin, Mao Tsé-Tung.


Língua Portuguesa: Há também dois ganchos bacanas para fazer com os colegas de Língua Portuguesa:
a) Uma produção de texto cujo tema seria algo como: “Se você entrasse em uma máquina do tempo, que época, período e fato você visitaria?”
b) Outro ponto é um comentário do arqueólogo que salva Lady Claire que diz que mesmo falando o mesmo idioma eles não conseguem se entender. Amplie o conceito de que as línguas são vivas e vão se modificando com o passar do tempo.



# - Meiose no Papel (com reajuste)

   


 # - Circulação da água em esponjas


   


 # - Sensação térmica e Medida de temperatura


 


# - A função dos agasalhos


 


# - Velocidade de reação com comprimidos efervescentes


 


# - Quanto vale um mol?


 


 # - Óleo e glicerina: solubilidade em água


 


# - Química: uma ciência conservadora?


 


 # - Iodo e Solubilidade - Parte 1


 


# - Iodo e Solubilidade - Parte 2


 


# - Dissolvendo o permanganato de potássio em água -- Parte A


 


 # - Dissolvendo o permanganato de potássio em água -- Parte B


 


# - Isomerização cis-trans do ácido maleico


 


 # - Flutuação magnética