Avalie os reais objetivos da iniciativa e construa perfis voltados a audiências específicas.
Meio rápido de comunicação com amigos e familiares, as redes sociais como o Linkedin e o Facebook já contam com modelos especiais para o cultivo de relacionamentos profissionais.
Para aqueles que estão considerando a possibilidade de apostar nesse mundo colaborativo, mas não sabem como proceder, seguem algumas dicas:
1. Decida: Para determinar qual plataforma social é mais adequada ao seu perfil, tente responder à seguinte pergunta: Por que você quer entrar em uma dessss reds? Se estiver com a intenção de retomar contatos pessoais ou manter relacionamento mais próximo com amigos, sites como o Facebook e Twitter podem ser mais interessantes. Já se a necessidade for quanto a networking, LinkedIn e Yammer são as opções mais adequadas.
2. Construa: Com foco na audiência com a qual deseja interagir, consulte perfis de amigos e parceiros de negócios para conhecer o padrão de apresentações dos dados nas redes. Públicos diferentes exigem relacionamentos diversos: em uma rede profissional, por exemplo, ninguém gostará de ter expostos comentários de amigos sobre festas ou mesmo compromissos particulares.
3. Mantenha: Esteja certo de que seu perfil estará sempre atualizado e com as informações que forem necessárias. Mesmo que você já tenha passado por diversas organizações, não há necessidade de listar o histórico de forma individual. Seja claro e objetivo.
4. Continue: No caso de relacionamento profissional, muitas vezes os contatos iniciados na web resultarão em encontros pessoais e, portanto, é importante saber escolher lugares apropriados para essas ocasiões específicas. Antes de mais nada, avalie a pessoa ou o grupo com o qual se encontrará. Se for conversar com um presidente de empresa, por exemplo, escolha um restaurante mais tradicional; ao passo que se for uma reunião informal com executivos do mesmo nível hierárquico, o evento pode acontecer em local mais movimentado e jovial.
(CIO)