Testes clínicos em pequena escala mostram uma melhoria de até 60% na habilidade de manter contato visual com as pessoas.
A Samsung Electronics Co. Ltd. está usando tecnologia para melhorar a vida das pessoas com autismo. A empresa criou o aplicativo “Look At Me” para desenvolver as habilidades de comunicação de crianças autistas, aprofundando as relações com aqueles ao seu redor.
Alguns estudos mostraram que jovens autistas gostam de interagir com dispositivos inteligentes e, pensando nisso, a Samsung, em parceria com médicos e professores da Seoul National University e da Yonsei University, desenvolveu o aplicativo “Look At Me”, conduzindo testes clínicos conjuntos com 20 crianças por 8 semanas.
Por meio de smartphones e tablets com funções de câmera, crianças podem aprender a interpretar o humor de uma pessoa, lembrar rostos e tirar fotos delas mesmas, exibindo uma gama de emoções e diferentes poses. Sete missões divertidas e interativas mantêm as crianças engajadas, enquanto um sistema de pontos, recompensas e efeitos visuais e sonoros as incentivam a fazer o seu melhor. Cada missão dura de 15 a 20 minutos para ser completada.
Progresso em contato visual
O professor Kyong-Mee Chung, da Yonsei University, notou que “60% das crianças testadas mostraram progresso para fazer contato visual. Elas também puderam identificar expressões emocionais mais facilmente. Este aplicativo irá ajudar crianças com autismo a melhorar suas percepções e a expressão de diversas emoções, como felicidade, surpresa e medo”.
“Mais de 60 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com autismo no mundo. Os custos do tratamento são altos e possuem períodos de espera para o início do período clínico. Sabendo que crianças autistas interagem bem com tecnologia, nós imaginamos que poderíamos ajudar de alguma forma o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação”, disse Chung Lyong Lee, Vice Presidente da Corporate Citizenship Group na Samsung.
O “Look At” me foi desenvolvido em colaboração com o professor Hee-Jeong Yoo da Seoul National University Bundag Hospital e os professores Kyong-Mee Chung e Sang-Chul Chong do Departamento de Tecnologia da Yonsei University. O aplicativo pode ser baixado na Google Play e é otimizado em aparelhos da Samsung, incluindo Galaxy S5, Galaxy S4, Galaxy S3, Galaxy Note 4, Galaxy Note 3, Galaxy Note 2, Galaxy Zoom 2, Galaxy Zoom e Galaxy Tab S.
(IDGNOW)