Gibi na internet ajuda professores a divulgar ciência

Equipe de pós-graduação da Unesp produziu o material para tornar mais fácil o divulgação do conteúdo por professores do ensino básico.


Enfocar com linguagem de fácil compreensão e de maneira lúdica como a ciência é produzida e os métodos envolvidos no processo. Esse é o objetivo da revista em quadrinhos "O que é essa tal ciência?", elaborada pelo programa "Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp: Interação entre Pós-graduação e Ensino Básico".
A publicação, que está à disposição na internet, relata o cotidiano de um garoto e suas interações com a escola, membros da família, animal doméstico, televisão e outras pessoas ao seu entorno, e sua busca por compreender o que é ciência e a sua importância. Dessa maneira, diversas dúvidas e conclusões sobre o tema surgem durante a história.
Os nomes das personagens e do narrador da revista tiveram por base protagonistas da ciência brasileira, sendo homenageados o médico sanitarista, cientista e bacteriologista Carlos Chagas; a parasitologista Maria José von Paumgartten Deane; o pesquisador Osvaldo Cruz, que atuou como cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro; Penta, primeiro bovino clonado no Brasil a partir de células adultas; e o professor Leopoldo de Meis, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que se dedica à popularização da ciência.
O material será distribuído aos participantes das oficinas do Programa "Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp: Interação entre Pós-Graduação e Ensino Básico", que serão realizadas no período de 20 a 25 de janeiro, no IB. Posteriormente, será feita distribuição aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental  e aos estudante do Ensino Médio da rede de ensino de Botucatu.
A revista tem como autores os pós-graduandos em Ciências Biológicas (Genética) Diego Marques, Bruno Fantinatti, Adauto Cardoso, Juliana Giusti e Bianca Carmello, a graduada em Ciências Biológicas Érica Ramos, o graduando Diogo de Moraes e os professores Adriane Wasko, do Departamento de Genética, e Cesar Martins, do Departamento de Morfologia.
A publicação conta com o apoio do IB, Fundibio, Laboratório de Genômica Integrativa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Rede Nacional de Educação e Ciência.


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