sábado, 15 de fevereiro de 2014

Conheça condimentos naturais para substituir o sal na alimentação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem consumir, por dia, menos de dois mil miligramas de sódio, equivalentes a cinco gramas de sal.

capa-ervas.jpg


Quem ultrapassa essa quantia de forma exagerada corre sérios riscos de desenvolver doenças como a hipertensão, problemas cardiovasculares, osteoporose, câncer gástrico, acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal.

Para quem deseja reduzir a quantidade de sal da alimentação sem perder o sabor da comida, uma boa escolha são os condimentos naturais listados abaixo pela nutricionista Bruna Marta, do Mundo Verde.

  • Alho e cebola
alho.jpg
Foto: Esteban Cavrico

Em vez de caprichar no sal, a ideia é caprichar nesses dois temperos. Fontes de alicina e gama-glutamilcisteína (de ação antioxidante), eles previnem o câncer, reduzem o colesterol, a pressão arterial, combatem fungos e bactérias e ainda fortalecem o sistema imunológico.
  • Alecrim
alecrim.jpg
Foto: de Paula FJ 

Ótima para digestão, a erva aromática pode ser combinada com legumes, sopas, arroz e omeletes. Além de dar sabor, ela vai deixar qualquer prato perfumado.
  • Açafrão
acafrao.jpg
Foto: ana aos potes

Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido e mais saudável. Enquanto o sal aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, o açafrão é rico em curcumina, um potente antioxidante, que atua na prevenção contra esse tipo de enfermidade.
  • Orégano
oregano2.jpg
Foto: JaBB

Oferece um toque especial a molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates. Excelente antifúngico.
  • Manjericão
manjericao.jpg
Foto: Filipe Lucas Frazão

Utilizado em diversos pratos, dá um toque especial em molhos de tomate, tortas e saladas. É digestivo, diurético, fortificante e antigripal.

(ECOD)