Mantenha seu notebook em segurança enquanto viaja

Veja nossas dicas para proteger o hardware, o software e os dados e evitar dores de cabeça no fim de ano!


Claro que seu notebook irá acompanhá-lo nas viagem de fim de ano. Para muitos ele é quase uma parte do corpo: é nossa fonte de informações no aeroporto, de entretenimento no avião e um “cordão umbilical” nos ligando ao escritório. Porque, como você sabe, nunca dá pra escapar completamente do trabalho.
Mas há muitas formas através das quais seu notebook pode ser danificado, ou mesmo desaparecer nas mãos que alguém que gostou tanto dele quanto você. Mas não se preocupe: basta seguir estas dicas de segurança e você não será obrigado a pedir um notebook novo para o Papai Noel.
Mantenha-o confortável
Simplesmente jogar o notebook dentro da mochila é pedir para ter problemas. O hardware delicado precisa de proteção sob medida para ficar seguro. Viajar envolve enfiar malas em bagageiros apertados, jogá-las de um lado para o outro e lutar para encontrar espaço para “só mais uma coisinha”. Basta um pequeno descuido, uma pancada inesperada ou um pouco mais de força para ouvir um “créc” que significa prejuízo. 
viagemnote_bolsa-580px.jpg
Uma bolsa acolchoada é a melhor forma de proteger seu notebook
Invista em uma mochila ou bolsa feita sob medida para notebooks, bem acolchoada. Compartimentos separados para acessórios, cabos e outros gadgets não só facilitam a organização como também ajudam a evitar arranhões em seus aparelhos. Para evitar furtos procure uma bolsa discreta, sem logos chamativos que possam denunciar que há um objeto de valor ali dentro.
Desligue tudo
É difícil colocar um computador poderoso em um gabinete fino e leve e ainda assim manter todos os componentes rodando a uma temperatura adequada. É pra isso que servem todas as saídas de ar e ventoinhas, para puxar o ar frio do ambiente para dentro da máquina e expulsar o ar quente. 
Nunca cometa o erro de colocar um notebook que está “dormindo” dentro da bolsa: isso não é o mesmo que desligar a máquina, e o calor produzido por ela não terá para onde escapar. E o calor é o inimigo número um de um computador, capaz de literalmente “fritar” componentes e causar danos irreparáveis. Se as saídas de ar ficarem bloqueadas por muito tempo, você pode acabar encontrando um portátil bem passado quando desembarcar. Por precaução, desligue o notebook antes de guardá-lo.
Fique de olho
Notebooks são objetos cobiçados pelos ladrões. Mantenha o seu no colo ou não o perca de vista quando estiver no aeroporto ou rodoviária. Não o transforme em um alvo fácil deixando-o no assento ao lado e se distraindo com seu smartphone ou seus filhos. Se ele sumir, não espere encontrá-lo no achados e perdidos.
Ao viajar de carro mantenha seu notebook oculto. Deixá-lo exposto no assento do passageiro, mesmo por alguns momentos enquanto enche o tanque, pode ser a oportunidade perfeita para um gatuno esticar o braço e sumir com ele. Mantenha-o no porta-malas, debaixo do banco ou oculto sob uma blusa. E mantenha seu carro trancado o tempo todo.
Se mesmo assim seu portátil desaparecer, você pode ter uma chance de recuperá-lo se tiver instalado um software de rastreamento e monitoramento como o Prey, que roda no Windows, Linux e Mac OS X e é gratuito. 
Faça backup e tranque as portas
Sabe o que poderia ser pior do que perder seu notebook? Perder as informações armazenadas nele. Siga um regime de backup e mantenha uma cópia de seus dados importantes em um HD em casa, no escritório ou em um serviço na nuvem, para que você possa retormar rapidamente sua vida caso sua máquina seja perdida, roubada ou danificada.
E sabe o que poderia ser pior do que perder as informações em seu notebook? Saber que um bandido tem acesso elas. O que há em sua máquina? Informações de contato de amigos, familiares e colegas de trabalho? Fotos pessoais? Extratos bancários e declarações de imposto de renda? Informações confidenciais de sua empresa? Talvez informações suficientes para que alguém possa roubar sua identidade. Proteja tudo isso usando criptografia e senhas fortes.
Se precisar anotar senhas, nunca guarde-as junto com o notebook. Afinal, assim você está dando de bandeja ao bandido acesso a todos os seus dados. Em vez disso, use um software gerenciador de senhas como o Dashlane ou o Lastpass.
Lembre-se de que você está em público
Ao acessar redes Wi-Fi públicas é fácil pegar “caronas” como vírus, malware ou bisbilhoteiros querendo acessar seus dados. Certifique-se de ter software antivírus e antispyware instalado e atualizado. Mantenha um firewall rodando para impedir tentativas de conexão não autorizada à sua máquina. Ao se conectar a uma rede desconhecida, é melhor ser “paranóico” e tratar tudo como se fosse um inimigo.
compraronline_cadeado-360px.jpg
O cadeado e o prefixo https indicam que a conexão é segura
Aproveitar o Wi-Fi do aeroporto pra fazer uma compra de última hora ou checar o saldo do banco pode parecer uma boa idéia, mas enviar informações pessoais enquanto conectado a uma rede aberta é uma péssima idéia. Se possível, espere até estar conectado a uma rede segura.
Se você precisar fazer uma transação online, certifique-se de estar usando uma conexão segura (nesse caso o endereço do site começa com https em vez de http). 
Conheça o que você tem
Anote a especificação detalhada de seu PC incluindo marca, modelo e número de série. Ter esta informação à mão é crucial na hora de relatar um roubo para a polícia, e pode ajudá-lo a recuperar sua máquina.
Procure na parte de baixo do notebook uma etiqueta de serviço com códigos de barra, e tire uma foto dela com seu celular. Tome nota também de quaisquer detalhes que podem ajudar a identificar a máquina, como adesivos, arranhões ou amassados. Essa informação pode ajudá-lo a provar que você é o dono legítimo.
viagemnote-tag-390px.jpg
Procure a etiqueta de serviço (como a mostrada acima) em sua máquina e tire uma foto dela
Você já vai se preocupar com a viagem e a família durante o fim de ano. Siga estas dicas e seu notebook irá acompanhá-lo em segurança, não importa para onde você esteja indo.
(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários