Fiocruz lança curso EAD sobre Segurança do Paciente

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abriu até 8 de junho inscrições para um novo curso de especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), que será ministrado na metodologia a distância. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 8 de junho. 

São 1.100 vagas para profissionais de saúde. Inscrições até 8 de junho 

Foto: Andre Borges / Fotos Públicas
O curso será dividido em três partes, subdividas em 28 módulos. A carga horária total é de 448h, sendo 408 realizadas a distância e 40h de forma presencial (os momentos presenciais estão previstos para outubro de 2016, março e novembro de 2017), e vai durar cerca de 13 meses. O início do curso está previsto para outubro de 2016, com término em novembro de 2017.

O público-alvo do curso são profissionais de nível superior que atuam em estabelecimentos de saúde tais como hospitais, unidades de Pronto Atendimento 24h (Upas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências, que estejam aprovados no Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência de acordo com a Portaria MS/GM nº 1.600, de 7 de julho de 2011; e ainda nas instituições de saúde gestoras do SUS em atividades de coordenação de ações da atenção à urgência e emergência de nível central. São consideradas instituições de nível central, no edital do curso, instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS) de nível municipal, estadual e federal (Secretarias Municipais, Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde). Para participar, também é necessário apresentar carta de indicação assinada pelo responsável, informando a indicação e a liberação do profissional para o curso.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: mil vagas para candidatos que atuam em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento 24h (Upas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências; e 100 vagas voltadas para profissionais de instituições de saúde gestoras do SUS em atividades de coordenação de ações da atenção à urgência e emergência de nível central. 

Além das 1.100 vagas, será selecionado o percentual de 20% a mais de candidatos na condição de suplentes, para o caso de algum candidato inicialmente indicado não atender, de forma satisfatória, aos requisitos previstos, assegurando que todas as vagas sejam preenchidas.

O curso tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre as questões da qualidade e da segurança do paciente como questões-chave da prestação de cuidados de saúde, e seu coordenador será o pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Walter Mendes, membro do comitê de implementação da Política Nacional de Segurança do Paciente.

Entre os temas que compõem a grade curricular do curso estão a qualidade e segurança do paciente; a perspectiva histórica e principais desenvolvimentos da segurança do paciente; a taxonomia em segurança do paciente; o erro e as violações no cuidado em saúde; a magnitude do problema e os fatores contribuintes do erro e dos eventos adversos; o direito e a segurança do paciente; as infecções relacionadas aos cuidados de saúde; a segurança do paciente e o diagnóstico; erros laboratoriais; a gestão do risco de quedas e de úlceras por pressão; a segurança do paciente em serviços de urgências e unidades de cuidados intensivos; a gestão do risco não clínico; maternidade segura; a segurança do paciente nos cuidados primários de saúde; as consequências econômicas dos erros e dos eventos adversos; a cultura em segurança do paciente; os indicadores da área; a saúde e a segurança do trabalho, ergonomia e segurança do paciente; a comunicação entre profissionais de saúde e a segurança do paciente; o envolvimento do paciente: desafios, estratégias e limites; entre outros. 

Leia o edital completo aqui.
(Fonte: Acheseucurso)