Edifício feito de garrafas PET recebe certificação Leed Platinum

E se uma construção feita com garrafas PET fosse reconhecida com um selo ambiental? Foi o que aconteceu com o edifício Ecoark, que alcançou a certificação Leed Platinum, o nível mais alto do selo internacional.

prediopet-ecod.jpg

Tijolos de garrafas PET foram moldados permitindo um perfeito encaixe das células
O Ecoark é um pavilhão construído de acordo com o conceito dos 3 Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao utilizar tijolos feitos com garrafas PETs, o prédio tem a metade do peso de um edifício convencional, com o diferencial de resistir a fenômenos da natureza como terremotos e furacões. Inaugurado em 2010 em Taipei (Taiwan), o Ecoark foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang, diretor da empresa Miniwiz - Sustainable Energy Development.

O edifício ocupa uma área de 2.186 metros quadrados e foi construído com 1,5 milhão de tijolos em forma de garrafa feitos de garrafas PET recicladas. Possui anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu distribuídos em três pavimentos, equivalentes a nove andares. A estrutura com 28 metros de altura é completamente desmontável, permitindo-se desmontá-la para montar em outro local.

Mais conhecidos como Polli-Bricks, estes tijolos de garrafas PET foram moldados permitindo um perfeito encaixe das células, o chamado Brick-Cell. A estrutura modulada em forma de colmeia é presa por uma malha metálica e uma peça de acrílico revestida de uma substância não inflamável para proteger os Polli-Bricks do fogo e das tempestades. As garrafas PET foram deixadas vazias, pois Huang acredita que o ar é o melhor isolamento térmico, pois deixa passar a luz, o que reduz a utilização de iluminação artificial.

Além do critério de sustentabilidade na reutilização de garrafas PET, o edifício também utiliza água da chuva em seu sistema de resfriamento, e também conta com placas solares para abastecimento da iluminação LED nas fachadas.
(Via Condomínios Verdes)

GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

(Fonte: ECOD)