App de transporte público que funciona em modo offline chega ao Brasil

Ferramenta mostra posição de ônibus em tempo real com precisão de localização e horários. App se encontra disponível para usuários em São Paulo e Rio.


Depois de ser lançado em países europeus, o aplicativo TRAFI de suporte ao transporte público chega a usuários brasileiros. 
O grande diferencial da ferramenta, disponível para iOS e Android, é que ela consegue se manter em funcionamento em modo offline, permitindo acesso mesmo quando não houver uma conexão de dados funcionando. 
Inicialmente, somente usuários de São Paulo e Rio de Janeiro conseguirão fazer uso da plataforma. Segundo a startup que a criou, a ferramenta conta com a malha de transporte público mais atualizada das duas capitais em comparação a outros apps. 
Criado inicialmente como um site por um grupo de estudantes de diversos países da Europa, e com investimento em torno de 6.5 milhões de euros, o TRAFI está presente na Turquia, Rússia, Lituânia, Letônia e Estônia. O Brasil é o primeiro país de fora do continente europeu a receber o aplicativo. 
Modo offline 
Usuários nem sempre contam com acesso a conexão de dados ou mesmo rede Wi-Fi quando precisam se organizar para pegar o transporte. Pensando nisso, a startup baseou toda a ferramenta para que ela possa ser usada mesmo em modo offline. Assim, não precisa de um feed de dados contínuo para a navegação na agenda de tráfego da cidade. 
O aplicativo disponibiliza as agendas completas em formato comprimido para o dispositivo do usuário, o que faz com que o serviço funcione perfeitamente, mesmo no transporte subterrâneo. 
O conjunto completo de dados de trânsito, incluindo todas as opções de caminhos e modos de transporte, ocupa cerca de 1MB de armazenamento para a maioria das cidades, tornando-o compatível para aparelhos de menor capacidade. 
O modo offline aparece, a princípio, apenas na pré-visualização do app. Segundo a startup, para o usuário usá-lo por completo, basta que ele convide um amigo para utilizá-lo, e assim que o convidado instalar o aplicativo, o modo offline estará automaticamente liberado. 
Os usuários dos sistemas Android e iOS podem baixar o TRAFI no Google Play e na Apple Store.
(Fonte: idgnow.com.br)