‘Cápsula do tempo’ de 220 anos é aberta nos EUA e conteúdo surpreende pesquisadores

Uma cápsula do tempo – caixa cheias de objetos deixada para ser descoberta no futuro – de 220 anos foi aberta  nos Estados Unidos. O objeto, deixado pelos heróis da independência americana Samuel Adams e Paul Revere, foi descoberto em dezembro, durante uma obra contra infiltrações realizada no Massachusetts State House, prédio que abriga escritórios do governo.


A cápsula, que pesava 4,5 quilos e estava corroída e esverdeada pelo tempo, foi aberta meticulosamente por dois pesquisadores no Museum of Fine Arts de Boston, em uma galeria com retratos dos dois “founding fathers”.

A primeira mensagem do passado encontrada foi uma placa de prata com inscrições. Em seguida, os pesquisadores descobriram cinco jornais da época dobrados. “Meu Deus, olha isso”, disse Pam Hatchfield, chefe de conservação de objetos do museu, quando viu a quantidade de moedas deixadas na caixa.

Eram 24, e incluíam uma moeda cunhada em 1652 pelos colonos para desafiar a Inglaterra; uma medalha de bronze retratando George Washington e uma de prata mostrando Paul Revere.

Esta não foi a primeira vez que a cápsula foi aberta. Segundo o museu, ela já havia sido encontrada em 1855. Neste ano, os documentos da cápsula foram documentados e ela foi limpa. Além disso, outros objetos foram acrescentados.Depois disso, ela escondida novamente.

Mas esta foi a primeira possibilidade de observar os objetos deixados com técnicas modernos. Segundo o museu, após a análise, a caixa será exposta ao público e, depois, voltará a ser colocada no mesmo local.

Agora, os pesquisadores e autoridades estão decidindo se também devem acrescentar objetos contemporâneos à cápsula antes de devolvê-la.

 (Fonte: G1)