Vacina contra HPV estará disponível no SUS

Meninas entre 10 e 11 anos terão acesso às três doses do medicamento para prevenção de câncer de colo do útero.
 O Ministério da Saúde vai incluir no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir desse ano, a vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. Com isso, meninas de 10 e 11 anos terão acesso gratuito às três doses do imunizante. A meta é vacinar 80% do público-alvo, que atualmente soma 3,3 milhões de pessoas.

Segundo o governo, esta será a primeira vez que a população terá acesso a uma vacina que protegerá contra o vírus que pode ser o precursor de tumores malignos. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, segundo que mais atinge mulheres, atrás apenas do mamário.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que irá começar uma forte campanha de vacinação contra o HPV no início do ano letivo de 2014.

- Vamos reforçar esse novo espaço de estratégia de vacinação, inclusive com um grande envolvimento dos pais - afirmou Padilha. - Vamos ter todo o cuidado com a vacinação. Isso vai ajudar a proteger esse público alvo e, com isso, reduzir a circulação do vírus HPV.

A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, ou seja, usada na prevenção de quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. Já os tipos 6 e 11 provocam verrugas genitais. Está prevista ainda a possibilidade de uso da versão nonavalente, que agregará outros cinco sorotipos à vacina.

O imunizante tem eficácia comprovada para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A escolha da faixa etária levou em consideração pesquisas nacionais sobre comportamento e início da vida sexual.

O câncer de colo do útero é a quarta causa de morte por esse tipo de doença no país. Em 2012, 4,8 mil mulheres morreram vítimas deste tumor. Em 2011, foram 5.160 óbitos registrados. A região Norte é a mais vulnerável, segundo Padilha:

- O problema ainda é grande no país, em especial na região Norte. Vamos preparar muito bem este público, suas famílias, e reforçar a estratégia envolvendo as escolas e os professores para provocar uma grande sensibilização.

O governo investirá R$ 360,7 milhões na compra de 12 milhões de doses. A estratégia é aplicar as três doses necessárias ao longo de oito meses. O calendário prevê que, após a primeira dose, a segunda será aplicada dois meses depois; e a terceira, dali a seis meses. Os agentes pedirão a autorização dos pais ou responsáveis para a aplicação.

O governo federal acredita que, a partir do primeiro ano de imunização, as doses necessárias cairão à metade, para seis milhões, pois parte do público-alvo já estará imunizado. Além das unidades de saúde, a aplicação da vacina ocorrerá também nas escolas.

A incorporação da vacina complementa as demais ações preventivas do câncer de colo do útero, como a realização do exame preventivo, o Papanicolau, e o uso de camisinha. A orientação é que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o preventivo anualmente. Em 2012, 11 milhões realizaram o exame pelo SUS. Do total, 78% estavam na faixa etária prioritária.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

(O Globo)

Postar um comentário

0 Comentários