25 programas gratuitos que você não pode perder


Segurança, utilitários, comunicação, entretenimento e mais: você não precisa gastar muito para equipar seu PC com alguns dos melhores programas do mercado.

Quando o assunto é software, grátis não significa ruim. Um programa que é fruto da paixão de um desenvolvedor pode acabar se tornando uma ferramenta sem a qual você não conseguiria viver, e o fato de que você não precisa pagar um centavo sequer por ela é um imenso bônus. Estes são alguns de nossos programas gratuitos favoritos, e se você conhece algum que não está em nossa lista, deixe sua sugestão nos comentários desta matéria.
Note que alguns desenvolvedores aceitam doações. Se você puder, colocar alguns trocados na “caixinha” é uma boa forma de dizer você realmente aprecia o software e todo o esforço necessário para seu desenvolvimento.
Segurança
É imperativo proteger seu PC contra todas as ameaças que você irá encontrar na “selva” que é a web. Felizmente, é fácil montar um excelente pacote de segurança sem gastar um tostão sequer.
Começe com um antivírus como o Microsoft Security Essentials ou o AVG AntiVirus Free Edition, mas escolha apenas um deles: nunca é uma boa idéia instalar dois antivíru no mesmo PC, já que isso pode causar conflitos entre os programas, e consumir recursos do sistema desnecessariamente.
Para proteção extra use a versão gratuita do Malwarebytes, especializado na detecção de ameaças tão tinhosas que podem ser desconhecidas até mesmo pelos anti-vírus tradicionais.
freeapps_malwarebytes-580px.jpg
Malwarebytes Anti-Malware
Sabemos que é um saco memorizar uma senha para cada site que você visita, então muitas pessoas tendem a reutilizar uma única senha em todos eles. Isso é um risco IMENSO para sua segurança. O LastPass é uma ferramenta que armazena as senhas de todos os sites que você frequenta, e faz o login automaticamente com apenas um clique, para que você não tenha que memorizar nada. Além disso ele é capaz de identificar senhas fracas, gerar senhas fortes e alertar quando percebe que você está reutilizando uma senha. E você pode usá-lo em seu smartphone ou tablet também (há versões para Android, BackBerry e iOS, entre outros), embora isso exija uma assinatura do Lastpass Premium, que custa US$ 12 anuais.
Utilitários
Compactadores tornam os arquivos menores e mais fáceis de compartilhar, e o próprio Windows inclui ferramentas básicas para criar e abrir arquivos no popular formato .ZIP. Mas há alternativas de terceiros que são mais rápidas e eficientes, como o 7-Zip. Ele é tão bom, se não for melhor, que alternativas pagas como o WinZIP e WinRAR, lida com praticamente todos os formatos populares de arquivos compactados e pode até criar arquivos criptografados com o algoritmo AES e uma chave de 256 Bits, para máxima segurança na hora de transmitir dados. O Peazip é outra boa opção nesta categoria.
Pendrives são úteis para levar aqueles arquivos importantes sempre com você, mas guardá-los na nuvem é ainda mais prático, e você reduz o risco de perda de informações se seu pendrive parar de funcionar, ou sumir. O Dropbox é um dos mais populares serviços de armazenamento de arquivos, e há alternativas como o Google Drive ou SkyDrive, mas em nossa opinião o SugarSync é ainda melhor.
freeapps_ccleaner-580px.jpg
CCleaner
O CCleaner é a ferramenta de limpeza pesada para os PCs. Ele vai fundo nos cantinhos mais obscuros de seu PC para se livrar do lixo que se acumula com o uso do sistema ao longo do tempo. 
Se você precisa ficar de olho em seu PC, vai gostar das ferramentas da CPUID. Duas delas, o CPU-Z e o PC-Wizard, merecem um lugar permanente em seu desktop. O CPU-Z dá informações detalhadas sobre o processador de seu PC, incluindo fabricante e modelo, processo de manufatura, frequência, tamanho do cache , temperatura e muito mais.
O programa pode até mesmo dizer o fabricante, modelo e número de revisão de sua placa-mãe, qual chipset ela usa e a data da BIOS. Por fim, ele também indica qual tipo de memória está instalado em seu PC e seu clock. Já o PC-Wizard faz tudo isso, e também faz uma auditoria completa de todos os componentes em um PC bem como testa seu desempenho.
freeapps_pcwizard-580px.jpg
PC-Wizard
Se você precisa gravar discos ópticos, sejam CDs ou DVDs, ou quer convertê-los em imagens ISO para facilitar o armazenamento, precisa experimentar o ImgBurn. Ele faz isso e muito mais, e é completamente gratuito. 
Vida na web
Se os anúncios engraçadinhos da Microsoft não te convenceram a continuar com o Internet Explorer, experimente o Mozilla Firefox ou o Google Chrome. Complemente eles com suas extensões e add-ons favoritos.
Para quem tem familiares, amigos e colegas de trabalho espalhados pelo mundo, a tecnologia VoIP oferece uma forma muito mais barata de se comunicar do que a telefonia tradicional. O popularíssimo Skype, da Microsoft, permite fazer o bate-papo em texto, chamadas de voz ou videochamadas de Skype para Skype grátis, e ligações para telefones fixos ou celulares ao redor do globo a preços atraentes. 
Outra forma de se manter em contato são os serviços de mensagens instantâneas, mas nem todos usam o mesmo serviço. O Trillian resolve esse problema, consolidando todos eles, seja Google Talk, AIM, Skype ou mesmo Facebook, em um lugar só. E há versões do programa para vários dispositivos, então você pode começar uma conversa no desktop e terminar no smartphone, e vice-versa.
freeapps_teamspeak-400px.jpg
Teamspeak
Quem gosta de jogar online com os amigos tem à disposição utilitários como o Ventrilo,Mumble e Teamspeak, que permitem que todos se mantenham em contato sem colocar as mãos no teclado, basta falar. Todos eles consomem pouca banda (algo essencial em partidas online, onde um millisegundo pode significar a diferença entre a vida ou a morte) e são fáceis de configurar e usar.
Jogos
Falando em jogos, o Steam é o rei da distribuição digital, e praticamente o serviço definitivo para comprar e jogar em PC com Windows, com Linux e Macs. Se você gosta de jogos da Electronic Arts, como SimCity, Need for Speed ou a série Battlefield, terá de instalar o Origin, um serviço similar. Ambos são gratuitos, e tem em seu catálogo jogos gratuitos, jogos pagos e versões de demonstração de novos títulos.
Já o Raptr não permite comprar jogos, mas esta rede social funciona como um ponto de partida de onde você pode rodar todos os jogos em seu PC, capturar screenshots e vídeos que podem ser compartilhados em serviços como o Twitch.tv, controlar quanto tempo você passa jogando e mais.
Entretenimento digital
Quando o assunto é gerenciar sua biblioteca de músicas, é difícil superar o iTunes, e ele é essencial se você tem um aparelho com o iOS. Ele irá organizar todas as suas músicas, filmes, episódios de TV e podcasts, baixa novo conteúdo assim que ele fica disponível e sicroniza tudo isso com seus aparelhos com o iOS, como iPhones, iPods e iPads.
freeapps_steam-580px.jpg
Steam
Já quem quer apenas um Media Player não deve deixar de conhecer o VLC, o melhor programa gratuito em sua categoria. Ele é capaz de reproduzir praticamente qualquer tipo de arquivo de mídia, e há versões para praticamente qualquer sistema operacional popular.
Criação de conteúdo
O Audacity é uma poderosa ferramenta para gravação e edição de áudio que pode atender tanto os “podcasters” quanto os audiófilos. É fácil o suficiente para ser usada por um iniciante (em caso de dúvidas, siga nossas dicas), mas sofisticada o suficiente para agradar mesmo os engenheiros de som.
freeapps_audacity-580px.jpg
Audacity
E se você precisa de um software de edição de imagens poderoso, não precisa gastar todo o seu dinheiro com o Photoshop. O Paint.NET é poderoso e sofisticado, com recursos como camadas, transparências e vários plugins, e não custa nada. Pode não ser o suficiente para um profissional acostumado às ferramentas da Adobe, mas para o usuário doméstico, dá e sobra.
(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários