Cinco ferramentas para devolver o Menu Iniciar ao Windows 8.1

O Botão Iniciar voltou, mas o menu continua desaparecido. Estes utilitários trazem ele de volta e ainda adicionam alguns recursos extras ao sistema.




O Windows 8.1 traz o Botão Iniciar de volta, mas se você sente falta do Menu Iniciar, irá precisar de um dos utilitários que apresentamos neste artigo. Eles não só trazem de volta o clássico menu que foi sumariamente eliminado no Windows 8, como também adicionam recursos extras e opções de personalização que a Microsoft nunca imaginou.
Quase todos estes programas são gratuitos, e a única opção paga mais do que vale o seu preço baixo. Não importa se você já migrou para o Windows 8.1 ou pretende aguardar um pouco, não há motivo para esperar antes de aproveitar estas melhorias em sua experiência com o Windows.
Só o Menu Iniciar e nada mais
Entre os programas que testei para devolver o menu Iniciar ao Windows 8.1 (e 8 também) os mais simples são o Start8 da Stardock (que custa US$ 5), o Start Menu 8 da IOBit e o Start Menu Reviver da ReviverSoft.
Todos os três trazem versões razoavelmente fiéis do Menu Iniciar, mas o Start8 da Stardock é o mais preciso na reprodução. Mas ele não oferece o mesmo nível de controle que os outros programas: não dá pra personalizar muita coisa em sua aparência e comportamento, nem criar atalhos personalizados.
81iniciar_start8-580px.jpg
Start8
O Start Menu 8 é similar ao Start8. Não é tão refinado, mas há toques extras como a opção “Switch to Metro” para ir diretamente à Tela Iniciar e a opção MetroApps, que dá acesso aos aplicativos que usam apenas a nova Interface Moderna. Isto o torna um pouco mais útil para quem quer integrar as duas interfaces.
Já o Start Menu Reviver, como sugere o nome, também traz de volta o Menu Iniciar, mas rompe com o passado e adota um visual mais próximo ao design do próprio Windows 8, com os atalhos representados por blocos coloridos. E a Tela Iniciar continua acessível, representada por um bloco próprio.
81iniciar_startmenu8-580px.jpg
Start Menu 8
O recurso mais interessante no Start Menu Reviver é a capacidade de criar e personalizar blocos. É possível criar um para qualquer programa instalado simplesmente arrastando o ícone correspondente e soltando-o sobre o menu. Você também pode mover, redimensionar e apagar os blocos existentes, ou seja, é muito fácil personalizar o menu.
Quem procura simplesmente reproduzir o Menu Iniciar do Windows 7 tem no Start Menu 8 a opção mais simples e flexível. Mas o Start Menu Reviver me impressionou: ele se parece mais com um programa para o Windows 8, e oferece muita flexibilidade.
81iniciar_startreviver-580px.jpg
Start Menu Reviver
Indo além do Iniciar
O Classic Shell e o Pokki, ambos gratuitos, vão além de simplesmente duplicar o Menu Iniciar e oferecem recursos extras que realmente tornam a experiência com o Windows melhor. E ambos nasceram antes do Windows 8, o que os torna os únicos programas que você pode experimentar em versões anteriores do sistema operacional.
O Classic Shell 4.0 adiciona vários novos recursos ao Windows 8.1, incluindo um Menu Iniciar personalizável e melhorias tanto no Windows Explorer quanto no Internet Explorer.
Há três opções de menu: o “clássico” no estilo Windows XP, uma versão em duas colunas como no Windows Vista e outra no estilo do Windows 7. E o Classic Shell não esconde completamente a Tela Iniciar do Windows 8: é possível adicionar um atalho para ela no menu, bem como ver uma lista de todos os apps instalados em Todos os Programas / Apps.
81iniciar_classicshell-580px.jpg
Classic Start Menu, parte do Classic Shell
Se você prefere complementar em vez de substituir o novo Botão Iniciar pode experimentar o Pokki, que cria uma forma alternativa de iniciar programas. No Windows 8.1 ele adiciona um botão extra à barra de ferramentas do desktop chamado Home, que abre o “Menu Pokki”. Nele você terá uma lista (personalizável) com atalhos para todos os seus programas, bem como algumas opções familiares de versões do Windows anteriores à 8.
O Pokki também integra uma loja com apps grátis (como o jogo Angry Birds ou o Pixsta, um cliente para o Instagram), que você pode instalar com um único clique. Seus programas favoritos podem ser afixados a espaços no menu, que mostra até 25 atalhos por página e até cinco páginas, num total de 125 atalhos.
81iniciar_pokki-580px.jpg
Pokki
Se você não quiser ficar alternando entre as páginas para achar um app, basta digitar o nome dele no campo de texto no menu. E você nem precisa digitar o nome completo, geralmente apenas as primeiras letras são o suficiente. O mesmo campo de texto também busca itens no painel de controle ou documentos em todo o sistema.
O Pokki é um excelente complemento para a Tela Iniciar do Windows 8, permitindo que você acesse seus programas e apps de forma mais eficiente, e encontre e instale novos apps de forma mais rápida e fácil do que usando a própria loja de aplicativos da Microsoft. 
Deixando o Windows 8.1 mais esperto
Quando o Windows 8.1 foi anunciado, pensamos que estes substitutos do Menu Iniciar estariam com os dias contados. Mas não foi o que aconteceu: a abordagem da Microsoft de ligar o Botão Iniciar à Tela Iniciar ainda deixa uma brecha em termos de recursos, que é preenchida por estes utilitários.
Estes cinco apps fazem algo que a Microsoft parece não entender: dão aos usuários exatamente os que eles querem, com muitas opções de personalização.
(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários