Veja quatro dicas de segurança para proteger seu Android

Bastam algumas medidas simples para proteger de forma eficaz seu aparelho contra intrusos e malware e evitar dores de cabeça futuras. E você não precisa gastar um tostão sequer.

Seu smartphone ou tablet Android não só permite que você faça quase tudo online, mas também permite que você carregue quase toda sua vida digital no bolso (ou bolsa). E embora ter tanta informação em um só local e sempre à mão seja bastante conveniente, também torna os aparelhos um alvo atraente para os criminosos. Mas isso não significa que você está indefeso: bastam algumas medidas simples para se certificar de que seus dados estarão sempre seguros.
Use uma senha
Pode parecer óbvio, mas proteger seu aparelho com uma senha numérica ou um padrão é uma das formas mais fáceis de mantê-lo seguro. Isso evita que bisbilhoteiros, seja em casa ou no trabalho, espionem suas mensagens de texto, e torna mais difícil a vida de bandidos que tentem “limpar” o aparelho para revendê-lo.
Você pode configurar uma senha (ou PIN) ou padrão na tela de configurações (em Configurações / Segurança / Bloqueio de Tela), e precisará digitá-la sempre que ligar a tela. Dependendo de seu aparelho e a versão do sistema operacional pode haver outras opções de bloqueio disponíveis, como uma senha tradicional misturando letras e números ou mesmo reconhecimento facial. Tenha cuidado para não esquecer a combinação que escolheu, caso contrário poderá ser difícil, ou até mesmo impossível, o acesso ao aparelho. 
droidseg_padrao-400px.jpg
Padrões e senhas são algumas das opções para proteger seu aparelho de intrusos
Note que um padrão (um “desenho” sobre uma série de pontos na tela, ligando ao menos quatro deles) pode ser facilmente quebrado por um intruso determinado apenas analisando o rastro deixado pelos dedos sobre a tela engordurada sempre que você desbloqueia o aparelho. Portanto, uma senha numérica é uma opção mais segura.
Com um padrão ou senha você perde um pouco da conveniência de simplesmente ligar e usar o aparelho, mas a proteção extra compensa o incômodo.
Só instale apps do Google Play
Defensores do Android sempre falam das vantagens de poder instalar software de terceiros em seus smartphones. Em teoria, isso faz sentido: deveríamos ser capazes de instalar e rodar o que quisermos em nossos aparelhos. Mas a realidade é que baixar e instalar apps encontrados “por aí” na Internet pode causar problemas, mesmo que você esteja atento.
Embora apps maliciosos já tenham sido encontrados na loja Google Play no passado, a Google em geral faz sua parte e expulsa os pilantras. A loja pode não ser tão confiável quanto a App Store da Apple, mas você não vai se sentir como um participante de uma roleta russa sempre que baixar um jogo ou cliente para o Twitter.
(COMPUTERWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários