Novo chip promete aumentar o desempenho dos pendrives em 50%

Produzido pela Silicon Motion, o controlador SM3267 também permitirá que os dispositivos operem com menor voltagem, e gerem menos calor.

A Silicon Motion Technology anunciou nesta segunda-feira que começou a entregar a seus clientes amostras de um novo chip controlador USB 3.0 para pendrives, que promete aumentar o desempenho dos acessórios em até 50%.
Segundo a empresa seu novo controlador integrado, batizado de SM3267, pode atingir velocidades de até 160 MB/s na leitura e 60 MB/s na escrita de informações, em um único canal. Isso representa um ganho de desempenho de 30% a 50% em relação aos controladores USB 3.0 atualmente usados em pendrives.
Embora a especificação USB 3.0 tenha a capacidade de suportar larguras de banda de até 4.8 Gigabits (510 Mb) por segundo, a velocidade de um pendrive USB 3.0 é determinada pela velocidade no acesso à memória flash dentro dele. A maioria dos pendrives atuais tem velocidade de leitura de 100 MB/s.
O novo chip também poderá operar em voltagens mais baixas, de 1.2 a 5 volts, o que reduzirá a temperatura dos pendrives em 25% a 30% em comparação aos modelos equipados com os controles atualmente no mercado, disse a Silicon Motion.
O novo chip suporta a vasta maioria das tecnologias de memória NAND flash, inclundo a nova Triple Level Cell (TLC), Multi Level Cell (MLC), High Speed Toggle e ONFI DDR NAND, de fabricantes como a Samsung, Toshiba, Sandisk, SK Hynix, Micron e Intel.
O novo chip já foi certificado pelo USB-IF (órgão que regulamenta a implementação da tecnologia USB em dispositivos) e passou pelos testes WHCK (Windows Hardware Certification Kit) tanto no Windows 7 quanto no Windows 8. Segundo Wallace Kou, CEO da Silicon Motion, “esperamos que pendrives USB 3.0 baseados no SM3267 estejam comercialmente disponíveis a partir do quarto trimestre de 2013”.
(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários