Site brasileiro de educação on-line já tem três cursos com certificado

Desde o mês passado, a USP oferece cursos de física e de estatística on-line no site Veduca, que terão prova presencial para emitir um certificado.

No último dia 11, foi a vez da federal UnB (Universidade de Brasília) passar a oferecer o seu primeiro curso certificado no serviço, de bioenergética.

Universidade não basta para instrução superior no mundo, diz fundadora de site 
Somados, os três cursos já atraíram 15 mil pessoas, segundo a empresa.

As provas serão as mesmas que são aplicadas a alunos presenciais e terão a supervisão dos próprios professores responsáveis pela disciplina, conta o fundador do Veduca, Carlos Souza, 32.

"Damos prioridade às áreas que carecem de mais profissionais no Brasil, como as tecnológicas e de engenharia", diz.

As próximas universidades que lançarão cursos pelo Veduca são a FGV, o ITA, a PUC-Rio e a UFPB --Unesp e Unicamp já oferecem algumas disciplinas.

Atualmente, o serviço tem 110 mil usuários com cadastro --que não é obrigatório--, e acumulou 400 mil visitas no mês passado. Segundo Souza, a meta é levar esse número a 1 milhão até o fim do ano.

AUDACIOSO

Em maio deste ano, a start-up de educação a distância Udacity anunciou que vai oferecer no ano que vem um curso de mestrado em ciências da computação totalmente on-line, o primeiro do tipo no mundo, que será reconhecido pelo sistema educacional dos EUA.

O curso custará US$ 7.000, cerca de R$ 15,6 mil, terá duração de cerca de três anos e é fruto de uma parceria com o conceituado Instituto de Tecnologia da Geórgia. Quem quer só assistir às aulas, sem ganhar o certificado, poderá vê-las de graça. Há mais informações no site udacity.com/georgiatech.

Outro serviço popular de educação on-line é o edX.

Por Yuri Gonzaga (da Folha de S. Paulo)

Postar um comentário

0 Comentários