segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sorocaba/SP vai ganhar uma árvore para cada veículo novo vendido

A Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (SP) lançou o projeto “Um Veículo, Uma Árvore”, com o objetivo de divulgar a lei nº 8.568, de 2008, que obriga concessionárias de veículos automotores a plantar mudas para cada veículo zero-quilômetro vendido na cidade. O evento de inauguração foi realizado no Parque dos Ipês.


O projeto contribuirá com o plantio de mudas no município e, consequentemente, com a diminuição do dióxido de carbono, emitido em grande parte pelos veículos, responsável pelo efeito estufa.

Representantes de 26 concessionárias estiveram presentes no evento de inauguração para o plantio simbólico de 50 mudas de árvores. De acordo com a secretária, 30 lojas de veículos novos vão participar do projeto.

As concessionárias serão responsáveis pela compra e o plantio das mudas, enquanto a Secretaria do Meio Ambiente definirá a espécie e o tamanho. Além disso, também cuidará da manutenção da área.

Inicialmente, as árvores serão plantadas no Parque dos Ipês, que fica no final da Avenida Olinda Aires Paulete, esquina com a Rua Élcio R. Bueno, no Jardim Santa Marina, na Zona Norte de Sorocaba.

Dados da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) demonstram que cerca de 2 mil veículos são vendidos mensalmente em Sorocaba, entre carros de passeio, caminhões, motocicletas e utilitários. Com a nova lei, Sorocaba deve ganhar 24 mil novas árvores por ano, caso a média de carros novos vendidos seja mantida.

 (Fonte: G1)