Casas de taipa voltam à moda em Portugal

Mais barata e sustentável, a casa de taipa ressurge em meio à crise econômica de Portugal. A construção secular, mais comum no sul do país, utiliza materiais locais e naturais, o que evita as emissões de CO2 na atmosfera.

taipa.jpg
A técnica da casa consiste em barro armado com madeira
Foto: Elizeu Santos-Neto


O isolamento acústico e térmico são outros pontos positivos desta construção que cresce em todo o país. Já existem dezenas de empresas de construção civil que têm garantido a sua sobrevivência na taipa, segundo o site Green Savers.


Outro benefício está no alto potencial de reciclagem do material. “No final, caso seja necessário destruir a casa, volta tudo a terra”, explicou o arquiteto Henrique Schreck.“Construímos 90% em taipa e 10% em concreto”, calculou o construtor civil João Bernardino ao programa Economia Verde.


Há muito tempo tida como técnica primitiva e desprezada não só pelas elites, mas até mesmo pelas camadas populares, este tipo de construção ficou ligado à miséria e traz embutido um caráter de moradia provisória, um abrigo passageiro contra a opressão da natureza.

taipa2.jpg
Foto: rajiva

Mas é possível aliar os pontos positivos da casa de taipa com novas tecnologias. O arquiteto Schreck possui uma casa em taipa, e garante que tem lutado bastante contra o preconceito que existe neste tipo de construção.

(ECOD)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito interessante!
    Ontem mesmo fiz uma postagem a respeito de moradias alternativas, ressaltando esse retorno ao modo simples. Já conseguimos perceber essa mudança de pensamento em muitas pessoas. Concordo plenamente com essa atitude.

    Segue link para os interessados http://fugirparaomato.blogspot.com.br/2013/07/fugindo-do-tradicional.html

    ResponderExcluir

Olá, agradecemos sua visita. Abraço.