Veja como escolher combinações praticamente indecifráveis

Há anos eu aviso familiares sobre suas práticas com relação à escolha de senhas de má qualidade. Ou eles usam senhas facilmente hackeáveis, ou esquecer as senhas que criaram - às vezes ambos.


Se você não acredita em mim, amada família, considere as declarações sobre o Dia da Senha (sim, aparentemente é algo) de Robert Siciliano, da McAfee: "74% dos internautas usam a mesma senha em vários sites, por isso, se um hacker obtém sua senha, ele terá, por tabela, acesso a todas as suas contas. Reutilizar senhas de e-mail, contas bancárias e de mídias sociais, pode levar ao roubo de identidade e perda financeira".

Qual é a solução? É mais fácil do que você imagina. Para começar, vá até a página da Intel (essa daqui do Password Grader) para testar o quão facilmente pode ser quebrada a sua senha atual. (O site promete não reter qualquer informação, embora ainda recomenda-se que você não use a senha real - então use algumas combinações semelhantes.)

De lá você pode rolar a tela para baixo para ver um simples processo passo a passo para transformar a sua senha de "hackeável" para "indecifrável". (Há uma versão mais longa e mais informativa deste infográfico no blog do Siciliano - e ele não exige que você use o Password Grader, se você preferir não fazer isso.)

O principal argumento aqui é evitar a habitual mistura de letras, números e sinais de pontuação (que você foi aconselhado a fazer muitas vezes) e, em vez disso, optar por uma combinação mais fácil de ser lembrada.

Então, por exemplo, se sua senha é algo como "PCW0rldD4ve", você pode se dar melhor se mudá-la para "Eu amo ler PC World!". Parece loucura, mas como McAfee e  a Intel mostram, não se trata de complexidade, mas sim comprimento.

E você poderia adaptar uma frase semelhante a todos os outros sites que você visita: "Eu amo ler Facebook!", por exemplo, e assim por diante. Agora você tem a diversidade e a simplicidade na palma da mão. A única pegadinha é que alguns sites não permitem que você use espaços, e outros podem limitar o comprimento da senha.

(IDG NOW)

Postar um comentário

0 Comentários