Dinossauros se mexiam nos ovos como as aves modernas



 
Dinossauros se moviam dentro de seus ovos assim como fazem os embriões de aves modernas.
A descoberta só foi possível graças aos recém-achados embriões fossilizados de dinossauros em escavações na China. Os fósseis de 190 milhões de anos estão dando aos cientistas a melhor oportunidade até agora de saber como estas criaturas se desenvolviam.
As escavações revelaram 200 fósseis de diferentes indivíduos em diferentes estágios do desenvolvimento embrionário. Os ovos eram de Lufengosaurus , dinossauro herbívoro e de pescoço comprido conhecido por seu tamanho gigantesco – adultos chegavam a atingir nove metros de altura. A descoberta de embriões de dinossauros é algo raro. Normalmente acha-se apenas um ninho ou parte de um ninho, o que dá pistas apenas de uma fase do desenvolvimento embrionário.
“Nós estamos abrindo uma nova janela sobre a vida dos dinossauros”, disse o paleontólogo da Universidade de Toronto, Robert Reisz, que liderou a equipe internacional nas escavações na China. “Esta é a primeira vez que podemos traçar o crescimento embrionário dos dinossauros de como eles se desenvolviam. Nossas descobertas terão impacto na compreensão da biologia destes animais”, disse.
A equipe descobriu, por exemplo, que o fêmur dos embriões se remodelava conforme a posição dos embriões nos ovos. A análise da anatomia dos ossos e da estrutura interna mostra que eles contraíam ou relaxavam o tecido ósseo, os músculos desempenhavam um papel ativo, alterando a forma do fémur. “Isto sugere que os dinossauros, assim como os pássaros modernos se mexiam dentro dos ovos”, disse Reisz. “Esta é a primeira prova de tal movimento em um dinossauro”.
 (Fonte: Portal iG)

Postar um comentário

0 Comentários