Programa de reciclagem transforma bitucas de cigarro em plástico

Que fumar não faz bem a saúde, todo mundo sabe. Mas o que muitos se esquecem é que as bitucas de cigarro também prejudicam o meio ambiente. 
cigarro.jpg
As bitucas de cigarro podem levar cerca de 100 anos para se degradar no meio ambiente
Foto: Sxc.hu


Elas são responsáveis por uma diversidade de incêndios, além de levar cerca de 100 anos para se degradar no ambiente e ainda ocasionar a morte de animais que ingerem o resíduo acreditando ser alimento. Para amenizar esse quadro, o fundador da empresa TerraCycle, Tom Szaky, criou um programa de reciclagem que transforma pontas de cigarro em plástico.

Chamado de Cigarette Waste Brigade (Brigada de Resíduos de Cigarro, em português), a ideia do projeto, que já está dando certo no Canadá, Estados Unidos e Espanha, é incentivar estabelecimentos comerciais, empresas e consumidores a enviar os resíduos de cigarros gratuitamente para empresa TerraCycle pelo correio. Dessa forma, as cinzas são esterilizadas e dissecadas, e depois misturadas ao papel e ao tabaco, enquanto o acetato de celulose, material plástico usado no filtro, é fundido e reciclado.

campanha.jpg
O programa de reciclagem da TerraCycle transforma as bitucas em produtos plásticos
Foto: Reprodução

Segundo Szaky, o programa de reciclagem de pontas de cigarro da sua empresa garante o recolhimento do material descartado e a transformação das bitucas em plástico, utilizadas para a produção de objetos como latas de lixo, e posteriormente comercializadas no site da companhia.

O programa é pago pela indústria do tabaco, de acordo com Szaky. Ele afirma que as empresas do setor ficam satisfeitas em demonstrar uma boa ação perante a opinião pública, e os voluntários recebem pontos para financiar projetos em escolas ou associações de caridade.

Nacional

papel-semente.jpg
As bitucas de cigarro viram papel semente
Foto: Sementuca

No Brasil existe uma iniciativa parecida, mas em vez de plástico, as bitucas de cigarro são transformadas em papel semente. Os responsáveis são estudantes de Administração da Escola Técnica Estadual de Heliópolis, na zona Sul de São Paulo.

Eles descobriram como transformar as bitucas em pasta de celulose. Assim, passaram a confeccionar papel semente, intitulado Sementuca. Segundo os estudantes, cerca de 300 unidades do resíduo produz sete folhas de papel em tamanho A4. Cada uma delas leva 50% de bitucas na sua composição, sendo os restantes 50% compostos por papel reciclado.

(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários