Salvador a cidade com mais quilômetros de ciclovia do país


A quantidade de pessoas que utilizam bicicletas como atividade de lazer e como meio de transporte está aumentando, em Salvador.
untitled-4.jpg
O primeiro edital do projeto foi lançado.
Foto: Reprodução


 Porém, há apenas 20 km de sistema cicloviário na cidade (17,5 km de ciclovia e 2,5 km de ciclofaixas). Para mudar a realidade do local,  a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) desenvolveu o projeto Cidade Bicicleta - Mobilidade para Todos. O primeiro edital de licitação da iniciativa foi lançado no dia 16 de outubro.

O projeto, que ganhou forças devido a realização da Copa do Mundo de 2014, estima um investimento de, aproximadamente, R$ 40 milhões e a implantação de 217 km de sistema cicloviário, em Salvador e no município de Lauro de Freitas. Serão construídos os circuitos: trabalhador, lazer, cultural, centro histórica e especial Copa 2014.

A jornalista Carolina Coelho, que utiliza a bike como seu principal meio de transporte, há cerca de um ano, defende que a construção do sistema pode ajudar, sobretudo, na questão da segurança, sendo uma maneira de ganhar visibilidade entre os carros. "Isso diminuiria minhas chances de sofrer um acidente".

O superintendente de desenvolvimento urbanístico da Conder, Antônio Brito, afirmou ao portal iBahia que mais dois editais serão lançados ainda no mês de outubro e, as obras devem ser iniciadas em maio de 2013. O projeto foi dividido em cinco etapas:
  • Etapa A: trecho Arena Fonte Nova, com 5,47 km de extensão;
  • Etapa B: Centro Antigo, com 13,74 km;
  • Etapa C: Centro-Orla, com 14,01 km;
  • Etapa D: Orla, 16,06 km;
  • Etapa E: Itapagipe, 14,6 km.
Outro meio de auxiliar os ciclistas, segundo Carolina, seria uma campanha do governo para educação no trânsito, uma que estimulasse as pessoas a pedalarem mais e a construção de aparatos práticos como bicicletários. "Mas a construção de uma vida mais segura para quem anda de bicicleta só vai acontecer quando tiver um número alto de pessoas andando. Só assim o governo vai entender o quão necessário é criar políticas que favoreçam os ciclistas", frisa a jornalista.

Conheça o vídeo de divulgação do projeto:

- Veja o projeto na íntegra (em PDF) -


(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários