Salada de Rúcula, Ricota, Frango e Ameixas ao Vinagre Balsâmico


O EcoD traz mais uma saladinha que, segundo a blogueira Astréa Menêzes Moraes, do blog Banquetes&Lanchinhos, é a mais gostosa que ela já comeu. Dessa vez o destaque está na rúcula, folha de gostinho amargo, mas que possui substâncias importantes para a saúde.
capa-cozinha-ecod.jpg
Foto: Banquetes&Lanchinhos



Uma porção de 35 g de rúcula fornece apenas 7 calorias.
De acordo com os nutricionistas, quem possui uma dieta rica em rúculas previne inflamações no intestino, como a colite, e melhora o trabalho digestivo. Além disso, a folha é rica em ômega -3, ácido graxo responsável por manter os vasos sanguíneos saudáveis, contém ainda ferro, que afasta a anemia, e potássio, que participa das contrações musculares. Também possui vitamina C e a A, boa para os olhos cansados, para a pele, para as unhas e o cabelo.
A rúcula pode ser consumida de forma refogada ou cozida, mas, para aproveitar melhor suas qualidades, os especialistas indicam consumi-la crua, dentro de saladas, como a que trouxemos para vocês.

Dica: Para conservar a rúcula por 2 ou 3 dias, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira. 

Aprenda a fazer a salada com Astréa.

“Esta é simplesmente uma das saladas mais gostosas que já comi. A mistura fica perfeita, o crocante e amargo da rúcula, a ameixa levemente cozida no molho de vinagre balsâmico dá um novo sentido agridoce, e a ricota e o frango o salgadinho necessário. Fazer a ameixa é facílimo, mas demanda uns 10 minutinhos, portanto comecem por ela.”

Ingredientes:

  • 3 ameixas maduras mas ainda firmes
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • Sal e pimenta do reino
  • 1 molho de rúcula lavada
  • 1/4 de queijo ricota pequeno amassado com um garfo e temperado com azeite e sal
  • 2 bifes grelhados de frango, temperado com sal e pimenta do reino
Modo de preparo:

Corte as ameixas em quatro, retirando os caroços. Numa frigideira esquente o azeite e refogue o alho, após dourar, adicione as ameixas e refogue-as por uns 3 a 5 minutos (o tempo exato vai depender do frescor das frutas) mexendo sempre a frigideira. As frutas devem estar levemente crocantes; uma faca tem que entrar com alguma resistência nas ameixas. Adicione então o mel, a água, sal e pimenta do reino. Mexa rápido e, por fim, inclua o vinagre balsâmico. Retire a frigideira do fogo e deixe amornar um pouco.

Corte o frango em pedaços médios, sem desfiar.

Ponha as folhas de rúcula num prato, arrume as ameixas, a ricota e o frango, jogue o molho em cima, inclua algumas gotas de azeite e sal nas folhas de rúcula e sirva.

bannner.jpg
Astréa Moraes :: Blog Banquetes&Lanchinhos
* Possui diversos cursos de culinária e gastronomia, cozinhar e comer são seus maiores hobbys. Possui 42 anos e formação em Administração de Empresas, além disso é funcionária pública.
 




(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários