Para começar um negócio social

O empreendedor social de micro e pequeno porte muitas vezes precisa de um incentivo, seja com conhecimento, investimento, ou apoio para manter contatos e desenvolver seu projeto. O EcoD selecionou alguns sites de organizações que realizam esse trabalho e contribuem para o crescimento econômico da comunidade.

Sebrae: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresa, mais conhecido como Sebrae, é uma entidade privada de utilidade pública que oferece informações e conhecimento para que empreendedores possam montar uma micro ou pequena empresa. O site do Sebrae é uma porta de entrada para aqueles que querem montar o primeiro negócio ou aperfeiçoar as técnicas.

Para os interessados em empreendedorismo social é possível conhecer oportunidades, elaborar um plano de negócio e entender mais sobre a legislação brasileira. A área do site voltada para Desenvolvimento Territorial também tem informação sobre capital humano, social, natural e empreendedorismo.

Ashoka: A Ashoka é uma organização mundial sem fins lucrativos pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais. Ela está presente em mais de 60 países, inclusive o Brasil, formando uma rede de negócios sociais que colaboram e trocam informações sobre projetos entre si.

Para ser um empreendedor social da Ashoka, os interessados se inscrevem em um processo de seleção de soluções inovadoras. Os projetos que forem aprovados passam a ter o apoio da organização ao longo da sua trajetória, por meio de um programa de sustentabilidade, integração com a rede de empresas sociais e reconhecimento.

A Ashoka também possui o Desafio Changemakers que seleciona projetos inovadores para serem investidos, além de outros prêmios que divulgam o empreendedorismo social no Brasil e no mundo.

GIFE: O Grupo de Institutos Fundações e Empresas é uma rede sem fins lucrativos que reúne informações para que um empreendedor possa conhecer mais sobre projetos sociais, além de encontrar oportunidades para o seu negócio social. O objetivo é difundir conceitos básicos sobre uso de recursos privados para o desenvolvimenro do bem comum. Para isso, o GIFE organiza cursos, publicações, pesquisas, congressos, grupos de afinidade, painéis temáticos, debates e outros eventos.

SIC: O Social Innovation Conversations é uma iniciativa do Centro de Inovações Sociais da Universidade de Stanford de Economia, em parceria com The Conversation Network. O projeto disponibiliza conhecimento sobre iniciativas em negócio social por meio de podcasts gravados (em inglês) por professores e líderes de vários setores, ao redor do mundo. São pessoas que possuem negócios relacionados a AIDS, mudanças climáticas, pobreza, entre outros temas ligados a problemas sociais.

Kiva: O Kiva é uma organização não-governamental que busca aliviar a pobreza por meio de investimentos em iniciativas de cunho social, o objetivo é criar mais oportunidades para as comunidades carentes. A organização trabalha com o microfinanciamento de instituições de vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Os projetos são expostos no site para que os internautas interessados ajudem o financiamento com a doação de U$ 25. Para sugerir um projeto é preciso se registrar.

KickStarter: O Kick Starter é um site que serve de vitrine para projetos que buscam soluções monetárias, ou seja, disponibiliza grandes ideias para que pessoas comuns possam investir com pouco dinheiro. Há todos os tipos de projetos relacionados a arte, cultura, música, fotografia, comida, entre outros ramos, mas a plataforma também agrega ideias de cunho social. O site é uma oportunidade para que empreendedores conheçam novas projetos e quem sabe até se inscrever para conseguir um financiamento.

(Ecod)

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