Colégio público carioca pode se tornar o primeiro no mundo em selo sustentável

O Brasil pode ser o primeiro país no planeta a possuir uma escola pública com certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de sustentabilidade.

O colégio Erich Walter foi escolhido para ser o primeiro de 40 projetos a serem realizados pelo governo brasileiro quando o assunto são as escolas verdes.

O Colégio Estadual Erich Walter fica em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, e terá um grande desafio em sua construção. “O LEED Schools têm pré-requisitos específicos que não são considerados em outras certificações, como a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo e a especificação de forros acústicos em todas as áreas de core-learning, questões estas que normalmente não são consideradas nem em escolas particulares de alto padrão”, afirmou a arquiteta responsável pela obra, Luiza Junqueira.

A SEEDUC do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado da Educação) em parceria com a empresa ThyssenKrup CSA deve financiar a obra, que tem um custo elevado. Bicicletários, vagas especiais para veículos de baixa emissão, aumento de áreas verdes e pavimentação permeável, além do uso de telhados verdes no local são algumas ferramentas sustentáveis que a escola pública deverá utilizar, o que inclui altos custos na instalação destes aparelhos.

Para a arquiteta da obra, a equipe de professores também fará parte do processo sustentável no lugar. “O time pedagógico já vem trabalhando fortemente para fazer da escola uma ferramenta de ensino e conscientização de práticas sustentáveis“, salientou.

As informações são do Ciclo Vivo.

Postar um comentário

0 Comentários