Aliar consumo consciente a vantagens no cartão de crédito é a proposta que bancos em alguns países do mundo estão investindo para atrair mais clientes e estimular a redução dos impactos no planeta. O governo da Coreia do Sul é o mais recente aliado desta proposta. Ele lançou uma linha de cartões com o "chip verde" que pretende beneficiar os usuários que fizerem compras de produtos com certificação ecológica.
Cartões com 'chip verde' recebem críticas porque pode estimular ainda mais o consumismo / Foto: Michael McDonough
Eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, alimentos e produtos de limpeza já estão presentes na lista do governo e a cada compra os coreanos acumulam pontos, que são chamados de "créditos verdes". Encaminhar pilhas e outros materiais para reciclagem e utilizar transporte público também aumenta a pontuação.
Posteriormente, esse bônus pode ser trocado por dinheiro ou abatido de encargos do governo. "Você pode ganhar pontos no dia a dia, quando compra um detergente menos poluente ou recolhe baterias usadas", disse Hwang Suk-tae, oficial da Divisão de Cooperação pela Mudança Climática do ministério.
Segundo o governo sul-coreano, a medida faz parte de um plano de reduzir em 30% as emissões de gases do efeito estufa projetadas para 2020. "Nós temos uma chance de mudar o mantra atual de que ter uma vida sustentável é algo difícil de alcançar", disse à agência Reuters o diretor do Korea Green Purchasing Network, Sung Pyo Hong.
Outros exemplos
Essa não é a única iniciativa que pretende transformar a hora das compras em um momento de responsabilidade ambiental. Em Seul, também na Coréia do Sul, outro cartão de milhagem ecológica acumula pontos conforme o usuário economize água e energia.
As milhas podem ser transformadas em descontos na compra de carros híbridos e eletrônicos certificados. Grandes empresas, como a Hyundai Motors e a Samsung Eletronics, já aderiram ao projeto.
Na China, o banco HSBC lançou um plano que reverte uma porcentagem das compras feitas nos cartões Green Credit Card em projetos ambientais. Os clientes ainda recebem desconto nas compras de produtos e serviços sustentáveis, além de ajudarem a economizar papel, já que as faturas são eletrônicas.
Nos Estados Unidos, o Bank of América oferece uma lista de cartões de crédito com vantagens sustentáveis. Parte do valor das compras é revertida para instituições como Defenders of Wildlife, Sierra Club, Nature Conservancy e Brigther Planet, além de projetos de compensação de emissões de CO2.
No Brasil, o HSBC oferece, desde 2006, o cartão de crédito do Instituto HSBC Solidariedade. No lugar da anuidade, os clientes doam uma quantia que varia de R$ 5,00 a R$ 30,00 mensais a projetos de educação em todas as regiões do Brasil.
Críticas
Apesar da aparente boa a intenção dos bancos e governos, surgem opiniões de que a medida estimule ainda mais o consumismo. “Eu não sei até onde esses projetos de ‘crédito verde’ irão, e alguns podem criticá-los por incentivar os gastos”, disse à Reuters o diretor do Centro de Cidadania da Ásia para o Ambiente e Saúde, Choi Yong-Ye.
“Eu também acho que, quanto mais incentivos existirem, mais as pessoas irão aproveitá-los. Mas isso pode dar um impulso para nos induzir a agir”, completou.
(Ecod)
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