Usar anti-inflamatórios triplica risco de infarto

Estudo suíço mostra que os idosos são os mais vulneráveis a drogas como ibuprofeno.

O consumo de analgésicos de venda livre, como ibuprofeno, para tratar inflamações pode dobrar ou triplicar o risco de ataques cardíacos e derrames em pessoas mais vulneráveis, segundo estudo realizado por médicos suíços e publicado na "British Medical Journal".

Pessoas que tomam esses remédios ocasionalmente para aliviar dores de cabeça ou menstruais não parecem correr riscos, dizem os autores. Mas idosos que sofrem de artrite e de problemas cardíacos que usam esses medicamentos regularmente e em altas doses estão em maior perigo.

Os pesquisadores analisaram 31 estudos envolvendo 116.429 pacientes para estimar o risco cardiovascular de todas as drogas anti-inflamatórias não esteróides em comparação a placebos. Estudos anteriores já haviam sugerido um risco aumentado de problemas cardiovasculares relacionados a essas drogas.

Eles descobriram que o ibuprofeno, por exemplo, elevou o risco de acidente vascular cerebral em três vezes, enquanto o diclofenaco e o etericoxibe aumentaram em quatro vezes a chance de morte por infarto ou derrame.

Em 2004, um dos medicamentos dessa classe, o Vioxx, foi retirado das farmácias depois de comprovado que ele aumentava o risco de infarto. Peter Juni, professor na Universidade de Berna e um dos principais autores, disse que é preciso tomar sérios cuidados na hora de receitar essas drogas a idosos.

(O Globo)

Postar um comentário

0 Comentários