Medusas influenciam no movimento dos oceanos

Grupos de animais marinhos podem influenciar no movimento das águas dos mares e oceanos, indica um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia Caltech da Califórnia. A descoberta teve origem na tentativa de perceber como a composição das águas, as correntes e a sua temperatura podem alterar a vida destes seres, no entanto, a pesquisa mostrou exatamente o contrário. As informações são do Live Science.S

egundo o estudo, as medusas, tal como outros seres marinhos pequenos que se movimentam em grupos, podem influenciar a turbulência das águas, quase tanto como os ventos e as marés. Durante a experiência, realizada na ilha de Palau, no Pacífico, os pesquisadores colocaram tinta florescente nas águas onde as medusas se mexiam. A pesquisa mostrou que os movimentos feitos pelos animais faziam com que a água profunda se se mistura com a da superfície.

Até agora, oceanógrafos haviam negado que tais criaturas minúsculas do oceano poderiam desempenhar um papel na mistura de diversas camadas de água oceânica. O novo estudo foi publicado na revista Nature."Estamos estudando estes animais há bastante tempo", disse John Dabiri, um professor de bioengenharia. "Sempre partimos do principio que os oceanos - por suas correntes, temperatura e química - estão afetando os animais.
Porém, tem havido crescente indícios que o inverso também é importante - como os animais, através do movimento, podem impactar no oceano."Afinal, a cada dia, milhares de pequenos animais - como medusas e outros seres marinhos - emergem centenas de metros do fundo do oceano em direção à superfície onde se alimentam. "Existem milhares destes animais no oceano", disse Dabiri, "o poder global do movimento desse grupo equivale a um trilhão de watts de energia - comparável a força dos ventos e das marés".
(Fonte: Portal Terra)

Postar um comentário

0 Comentários