(ler mais)
Os pesquisadores Mark Andrew Tress, de 48 anos, Kellu Michael Wendt, de 26 anos, e Michael Matthew McGlue, de 31 anos, foram detidos na quarta, 17, na Lagoa Baía Vermelha. Segundo a Polícia Federal (PF), o trio e mais dois brasileiros coletavam materiais da lagoa por meio de prospecção mineral sem autorização. Aguinaldo Silva e Fabrício Aníbal Corradini pagaram fiança de R$ 1.550 cada um e ganharam liberdade no dia seguinte. Os americanos permaneciam presos nesta segundana delegacia da PF, em Corumbá.
Doutorandos do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE), Silva e Corradini estudam na campus de Rio Claro, no interior paulista. Silva também é professor na Unidade Federal do Mato Grosso do Sul. Ambos integram um projeto de pesquisa cujo foco são os ambientes de sedimentação atuais e das variações climáticas ocorridas na região nos últimos 30 anos.
A Unesp garantiu que o estudo é licenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e se baseia na coleta de sedimentos geológicos de lagoas para estabelecer a natureza e a idade dos seus depósitos sedimentares.
"Existe colaboração científica informal de grupo de pesquisa do IGCE da Unesp com a Universidade do Arizona na mesma área de estudos do projeto acima citado. Porém, as atividades autorizadas pelo Ibama e previstas no projeto não envolvem coleta de amostras de fauna e flora ou de minérios de valor comercial, e nada têm a ver com biopirataria ou geopirataria", ressaltou a Unesp, no comunicado.
(Fonte: Estadão Online).
1 Comentários
Plantinha? Gostei disso...
ResponderExcluirValeu por ter visitado meu blog, na verdade ele ainda tah na época das cavernas, eh uma ferramenta de estudo p a galera, jah o teu eh fenomenal, vou usa-lo na minhas aulas...
Estou seguindo o teu tb... depois me passa dicas viu?
Força sempre.
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.