Tudo o que você precisa saber sobre redes 5G, que devem chegar em 2019



Redes de quinta geração prometem oferecer uma cobertura melhor, velocidades significativamente mais rápidas e permitir dispositivos mais responsivos.


5G
O 5G está definido para ser a quinta geração de banda larga sem fio padronizada em larga escala. Para expressar isso de forma um pouco mais flexível, é o que conectará seu smartphone e outros dispositivos inteligentes à Internet quando você não estiver usando o Wi-Fi no futuro.


Como seus predecessores, o 5G é baseado no padrão IEEE 802.11ac. No entanto, ao contrário do 3G e do 4G, o 5G foi projetado com base nos padrões de uso de smartphones da maioria dos usuários modernos e nos desejos dos fornecedores de criar produtos mais complexos que exigem maior uso de dados com menos latência do que o 4G atualmente permite.

Qual a boa notícia nisso?

Enquanto o 4G LTE permite que os usuários de dispositivos móveis navegassem na Web de maneira eficaz e usassem aplicativos habilitados para a Web em trânsito, o 5G é uma questão de colocar em ação essa capacidade ao máximo.

No futuro, espera-se que as dietas de dados dos usuários móveis não aumentem apenas, mas que o aumento da dependência de dispositivos conectados também exija que esse acesso à rede seja entregue mais rápido do que o 4G pode permitir atualmente. É aí que se espera que o 5G entre e tome as rédeas.

Simplificando: o 5G promete oferecer uma cobertura melhor, velocidades significativamente mais rápidas e permitir dispositivos mais responsivos que podem permanecer conectados constantemente entre si.

Quanto mais rápido é 5G em relação ao 4G?

Espera-se que o 5G ofereça velocidades de dados até 50 ou 100 vezes mais rápidas que as atuais redes 4G. Enquanto o 4G atualmente oferece um throughput máximo teórico de até cerca de 1gbps, a maioria dos usuários diários alcança uma média de 33,76Mbps.

Em comparação, quando eles finalmente chegarem, espera-se que as redes 5G ofereçam velocidades de até dez gigabytes por segundo. Mesmo se você estiver experimentando um nível comparável de queda com 5G durante o uso diário, isso ainda representará um enorme avanço nas velocidades de conectividade.

Um relatório emitido pela GSMA em 2014 destacou oito critérios que uma conexão 5G deve cumprir. São eles:

1. Conexões de 1 a 10 Gbps
2. Um atraso de ida e volta de ponta a ponta em milissegundos
3. Largura de banda de 1000x por unidade de área
4. 10 a 100 vezes mais dispositivos conectados
5. (Percepção de) 99,999 por cento de disponibilidade
6. (Percepção de) 100 por cento de cobertura
7. Redução de 90% no uso de energia da rede
8. Até dez anos de duração da bateria para dispositivos do tipo máquina 

Quais produtos usarão 5G?

Embora os smartphones provavelmente sejam os principais portadores da 5G como, eles estão longe de ser o único dispositivo que usará a rede. É esperado que tablets, carros conectados, drones, headsets de realidade virtual, wearables e infraestrutura de cidade inteligente desempenhem um papel em nosso futuro 5G coletivo.

No Mobile World Congress deste ano, a Intel exibiu um conceito de PC 2 em 1 e disse que eles trabalharão com OEMs como Dell, HP e Lenovo para desenvolver PCs portáteis que sejam compatíveis com 5G.

Espere que outros fornecedores compartilhem mais sobre dispositivos 5G nos próximos anos.

Quanto vai custar o 5G?

Embora, aparentemente, todos na área de tecnologia tenham muitas coisas interessantes a dizer sobre o que a 5G permitirá, muito pouco é realmente conhecido sobre o quanto essa atualização custará aos usuários finais ou provedores de telecomunicações - direta ou indiretamente.

Na frente do hardware, não se sabe se os componentes necessários para fazer uso do 5G serão ou não caros para os clientes, ou se essa despesa extra é algo que os fornecedores procurarão subsidiar ou não de outras formas.

Do lado dos serviços, não é muito claro quanto custará os planos de conexão 5G em relação aos seus homólogos 4G.

No entanto, os especialistas não esperam um aumento enorme no custo dos dados à medida que mudamos de redes 4G para 5G.

A diretora de operações da Telstra, Robyn Denholm, disse no Mobile World Congress deste ano que "não há dúvida de que o 5G nos permitirá reduzir o custo do tráfego". "Do ponto de vista do consumidor, isso deve permitir preços de dados mais baratos", disse ele.

Fonte: Computerworld


Postar um comentário

0 Comentários