HIV usa família de células imunitárias para se propagar no corpo

Cientistas do Instituto de Pesquisa da Aids IrsiCaixa em Barcelona comprovaram que uma família de células do sistema imunitário, as células mielóides, funcionam como um “cavalo de Troia” e ajudam o HIV a se propagar mais rapidamente pelo organismo.


O estudo, que foi publicado pela revista “Retrovirology”, abre caminho para buscar novos remédios antirretrovirais, já que os atuais não bloqueiam esta via de dispersão do vírus da Aids.

A pesquisa demonstrou pela primeira vez que as células mielóides podem capturar o HIV e, ao invés de iniciar uma resposta imunológica adequada contra ele, o concentram em grande quantidade e o transmitem inteiro a seu principal alvo, os linfócitos T-CD4.

Camuflagem – Em condições normais, quando um patogênico entra em nosso organismo, as células mielóides exercem um papel-chave na ativação da resposta imunológica.

Sua função consiste em patrulhar pelo organismo, capturar os agentes infecciosos, degradá-los e obter algumas de suas moléculas, para depois se deslocar aos nódulos linfáticos, onde células se encarregam de destruir de maneira específica os micróbios e as células que já foram infectadas.

O problema do HIV é que ele se aproveita delas e as modifica, refugiando-se em seu interior, em compartimentos, sem chegar a se degradar por inteiro.

De fato, o IrsiCaixa anunciou que já está pesquisando, entre outras estratégias de erradicação do HIV, um fármaco contra este mecanismo de propagação que poderia potencializar os tratamentos clínicos atuais.

 (Fonte: G1)