Sistema permite transformar rios poluídos em incríveis jardins flutuantes

Um sistema ecológico criado na Inglaterra busca aliar a despoluição dos rios à preservação da paisagem natural, além de contrapor que a despoluição desses ecossistemas seja algo caro e inviável em longo prazo.


Batizado de Biomatrix, o sistema trata-se de uma obra de engenharia flutuante de baixo custo que pode ser instalada em reservatórios, canais e lagos contaminados. Além disso, ainda pode ser adaptada para outros usos, como pontes flutuantes, ilha de habitat de pássaros, passarelas, obras de arte públicas ou sítio de ancoragem de barcos totalmente integrados ao processo de tratamento.

Exemplos de revitalização em alguns locais do mundo:

O Canal Paco, na cidade de Manila (Filipinas), antes era completamente cheio de esgoto e lixo, deixando o local inviável para caminhar, além do perigo de doenças. Foi então instalado um sistema de ilhas com mais de 110 metros quadrados, acompanhado da revitalização do entorno.

Veja o “Antes e Depois”:

canal-before-antes-ecod.jpg

canal-after-ecod.jpg
Fotos: Divulgação/Biomatrix/Facebook
A instalação do sistema não prejudica a fauna e flora aquáticas, pelo contrário, proporciona mais qualidade de vida para o habitat de inúmeras espécies.
Veja mais fotos na galeria abaixo!

GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

ecod