Linhas de metrô abandonadas podem virar ciclovias subterrâneas em Londres

Uma das características mais fascinantes do design é o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas urbanos, que acabam impactando na vida de milhares de pessoas. 

ciclovia2-ecod.jpg
Como é coberta, a ciclovia subterrânea pode ser ainda uma alternativa nas horas de chuva, oferecendo espaço para lojas e pontos culturais
Fotos: Divulgação/Gensler

Prova disso é um projeto audacioso que chegou a ser premiado pelo prefeito de Londres, Boris Johnson. A ideia de um grupo de designers da empresa Gensler é criar uma ciclovia subterrânea em uma área antiga e inativa que a linha de trem ocupa.

Batizada de "London Underline", a iniciativa consiste em implantar uma pavimentação Kinetic, que transforma as pedaladas e caminhadas em energia, tornando-se autossustentável e colaborando ainda com a redução de gás carbônico na cidade. Como é coberta, a ciclovia subterrânea pode ser ainda uma alternativa nas horas de chuva, oferecendo espaço para lojas e pontos culturais.

"Agora que Londres atingiu seu maior nível populacional da história, precisamos pensar com criatividade sobre como maximizar o potencial da nossa infraestrutura. A adaptação dos túneis subutilizados de trem e metrô oferecem um acréscimo rápido e simples à nossa rede estrutural", destacou o co-diretor do escritório de design, Ian Mulcahey.

Assista ao vídeo promocional da proposta: 


GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

ECOD