Estrutura armazena até 95% da água do banho e possibilita reutilização do recurso

O excedente da água do banho costuma cair pelo ralo, o que significa um considerável desperdício do recurso, que poderia ser reutilizado em outras atividades.

pisos-ecod.jpg
O "Gris" é composto por quatro peças montáveis com um leve declive no centro
Fotos: Alberto Vasquez/Igen Design

 Ao pensar nisso, o designer Alberto Vasquez, do estúdio Igen Design, acredita ter construído uma solução acessível para a questão: uma estrutura que armazena até 95% da água que vem do chuveiro.
O "Gris" é composto por quatro peças montáveis com um leve declive no centro. A água que cai é afunilada e preenche os quatro recipientes simultaneamente. As células podem ser desmontadas e carregadas de forma individual, e a água, usada para regar plantas, lavar calçadas e quintais ou reaproveitada para o vaso sanitário.


O engenheiro produziu um protótipo, mas ainda busca financiamento para levar o produto ao mercado. Ele imagina que o preço para o varejo fique em torno de US$ 20 e US$ 40, o mais acessível possível para o público.Vasquez tem ascendência húngara e colombiana e cresceu em um vilarejo em que a água era preciosa, por isso sentiu na pele desde cedo os efeitos da falta do recurso. "Quando uma pessoa toma banho lá, levam um balde junto.


 Minha ideia é usar o mesmo processo, mas de uma forma mais eficiente. Os baldes armazenam em torno de 30% da água. Meu dispositivo consegue guardar até 95%.", explicou ao portal FastCompany. "Não é apenas um problema ecológico, é um problema social também. E causa muito conflito."

 Para mais informações, clique aqui.

GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

ECOD