Estudante baiano cria sistema que reutiliza água da máquina de lavar na descarga

O colapso hídrico que assola boa parte do Brasil inspirou o estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Jacobina (BA), Iago Santos, a desenvolver um sistema eletromecânico que reutiliza a água da máquina de lavar na descarga do banheiro.

iago-santos-ecod.jpg
Iago Santos é o criador do equipamento
Foto: IFBA/Divulgação


Aluno do quarto ano do curso de eletromecânica, Iago já usa o equipamento na própria residência. Ele afirma que está conseguindo uma economia de 300 litros por semana.
sistema.jpg


Iago explica que a água da máquina de lavar é levada para um tanque, onde é armazenada. Em seguida, uma bomba, que tem baixo consumo de energia, leva a água até a descarga quando fica vazia.O discente também resolveu aplicar questionários entre os vizinhos para investigar o consumo de água nas descargas e estudar a possibilidade de implantar gratuitamente o sistema em outras residências.


De acordo com o docente que orientou o trabalho, Andson Rocha, o custo médio do material para montar o equipamento será de R$ 200. A montagem pode ser feita por qualquer pessoa e adaptada para outros espaços como lava-jatos e condomínios.

ECOD