Dez erros que podem ser evitados nas apresentações profissionais

Apesar de contar com ajuda de software para enriquecer os conteúdos, especialista observa que profissionais inexperientes comentem falhas básicas.



Pode parecer bobagem, mas uma apresentação não exige necessariamente desenvoltura, mas muito mais do que isso."Notamos falhas claras durante apresentações de algumas pessoas inexperientes", constata Terry Gault, gerente de parceria e vice-presidente do The Henderson Group.

Há vários tipos de software no mercado que podem ajudar a fazer uma apresentação caprichada e com rico visual para chamar a atenção dos presentes para suas ideias, como é o caso do Prezi destacado por Gault. Entretanto, a tecnologia não faz milagre se o apresentador cometer erros básicos.

Veja a seguir dez dicas do executivo que podem facilitar a vida dos aspirantes a palestrantes:

1- Use mais gestos, ocupe seu espaço

Muitos novatos têm medo de ocupar muito espaço no palco. Essa hesitação surge como um pedido de desculpas para o público, mas na realidade, eles esperam que você se movimente, que interaja. Afinal, você está lá para chamar a atenção para o que está dizendo. Outro caso grave é segurar os dedos, já que esse gesto passa a nítida impressão de nervosismo ou insegurança.

2- Fale com propriedade e energia

Atualmente, esse problema não é restrito somente aos novatos. Entre 80% e 90% dos palestrantes que observamos não falam com a energia necessária, o que transmite falta de desenvoltura, de interesse e sem entusiasmo. Fale com mais empolgação, apresente com paixão. Você chamará muito mais a atenção e ganhará mais confiança e carisma com o público.

3- Prepare bem seu material de pesquisa 

É fato: muitos apresentadores novatos não se preparam efetivamente para mostrar seus projetos.  Pesquisar bastante o deixa mais confiante para defender as suas idéias e preparado para as possíveis perguntas dos espectadores. 

As boas idéias geralmente aparecem enquanto você está fazendo ouras coisas, então faça um rascunho, revise-o, faça a edição até que sua apresentação fique perfeitamente alinhada com o que você pensa e quer transmitir.

4- Pratique o suficiente 

Não praticar suas falas é um dos maiores erros que você pode cometer. Porta-vozes experientes sempre ensaiam suas apresentações para uma audiência confiável, como amigos e familiares antes do dia da apresentação. Lá, eles simulam o ambiente de sua apresentação usando um projetor e os gestos que aumentarão consideravelmente a possibilidade de tornar sua apresentação memorável.

5- Foque na humanidade da apresentação

Se sua fala é baseada em números ao invés de uma história humana contada através de dados, você está em apuros. Na edição de junho de 2013 da revista Fast Company, a COO da Guide, Leslie Bradshaw, concedeu uma entrevista sobre Big Data e disse que  “a arte está na preparação de conteúdo para o consumo ideal. 

Os dados não falam por si próprios. Você os coleta, analisa e conta histórias. Pense em um iceberg. Debaixo da linha da água estão o armazenamento e análise de dados. Esses são os seus engenheiros e cientistas. Lá em cima é a interface. É tanto literal, quanto narrativa. Tudo começa com as ciências mais complexas, a matemática e as análises, mas acaba com o mais surpreendente: a sua forma de contar a história".

6- Não tenha medo de correr riscos

Muitos apresentadores evitam correr riscos. Não correr risco também é um risco. Quando o conteúdo da apresentação é muito seguro, ele normalmente é tido como chato. A habilidade mais importante que um microfone vai lhe proporcionar é exatamente a de chamar a atenção. Você pode mesmo se dar ao luxo de evitar riscos?

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7- Não queira ser perfeito 

Isso vai parecer muito contra-intuitivo para muitos apresentadores jovens, mas você deve encontrar maneiras de mostrar vulnerabilidade, se você quiser passar credibilidade. Se você está tentando parecer perfeito, o público mais experiente vai perceber e se tornar ainda mais desconfiado. 

Conte histórias sobre momentos em que você cometeu erros e depois revele o que você aprendeu. Na palestra de Brene Brown sobre Vulnerabilidade no TED, ela afirma que "a definição original de coragem, quando foi trazida para a língua Inglesa – a palavra vem do Latin “cor”, que significa coração –  era contar a história de quem você realmente é do fundo do coração... simplesmente, a coragem de ser imperfeito.”

8- Se divirta, não queira forçar formalidade 

Muitos oradores tendem a ser muito sérios e formais. Se você conseguir trazer mais da sua naturalidade, seu estilo informal em suas apresentações, você será mais autêntico e engajador. A formalidade forçada e profissionalismo muito rígido tendem a render respeito, mas isso é algo que só tem importância com pessoas que desejam passar mais tempo com você. 

Respeite o profissionalismo do público, mas se relacione com eles com sua humanidade informal. Isso faz com que você mostre que é igual a eles e transmitirá mais confiança. Se você não está se divertindo, então não está fazendo a coisa certa.

9- Saiba o que é relevante 


Embora seja sempre melhor ter mais material do que necessário, é preciso saber também o que cortar se seu tempo de apresentação não for suficiente. É muito comum ver novatos se preocupar demais em mostrar todo seu conteúdo sem se preocupar com o tempo limite da palestra. Isso é inadmissível. 

Para estimar quanto tempo você precisa para sua apresentação, pratique em voz alta e cronometre. Programe-se para que seu discurso ocupe entre 25% a 50% do seu tempo. É nessa hora que o orador consegue expandir mais as suas idéias, já que sente a reação do publico. 

10- Não se apresse

Apressar-se agrava ainda mais qualquer problema que você tenha para se apresentar em público. Argumentos perdem impacto se você falar muito rápido. Cadenciar sua fala passará a impressão de que você é equilibrado, confiante e experiente. Além disso, falar lentamente aumenta a percepção da audiência, dá tempo ao público de digerir seus pontos-chave e causar mais impacto. Por fim, frases mais sucintas e convincentes fazem com que o público tenha tempo de captar seus pensamentos.

(COMPUTERWORLD)