domingo, 5 de abril de 2015

Com apenas US$ 2 mil, jovem afegão constrói carro elétrico movido a energia solar

Nem só de conflitos bélicos e religiosos vive o Afeganistão. Prova disso é o jovem afegão Mustafa Mohammadi, que com o objetivo de melhorar o ar de Cabul, a capital do país asiático, desenvolveu um carro elétrico que funciona com energia solar.

carro-ecod.jpg
Batizado de "Photon", o carro tem capacidade para duas pessoas, com um motor de 60 volts de potência e uma bateria que permite percorrer até 50 km a uma velocidade de 40 km/h
Foto: Muhammed Fahim/Anadolu Agency/Getty Images

O automóvel não polui o meio ambiente e possui um sistema de pedais que recarregam a energia mesmo em dias nublados. "Me entristece muito saber que centenas de crianças e idosos afegãos morrem anualmente de doenças respiratórias causadas pela poluição do ar", afirmou Mohammadi.

O jovem precisou de 45 dias e um investimento de 90 mil afeganes (cerca de US$ 2 mil) para construir o veículo. Batizado de "Photon", o carro tem capacidade para duas pessoas, com um motor de 60 volts de potência e uma bateria que permite percorrer até 50 km a uma velocidade de 40 km/h.

carro2-ecod.jpgApesar da ideia brlhante, falta apoio à inovação tecnológica no Afeganistão
Foto: Pashtunforums

Os conflitos do país não contribuem para a continuidade das pesquisas para o automóvel - o governo afegão não tem nenhum órgão de apoio à inovação tecnológica e ainda há falta de investimento técnico e financeiro.

O cenário não anima Mohammadi e outros empreendedores do país. "Se não houvesse conflito, pelo menos algumas companhias poderiam desenvolver o projeto do meu carro para produzir mais deles, mas agora acho que meu veículo vai ficar velho e quebrar antes mesmo de chegar aos meus compatriotas", observou Mohammadi.
Confira abaixo o vídeo sobre a invenção de Mohammadi:


ECOD