Borboleta com dois sexos é descoberta nos EUA

Uma espécie rara de borboleta foi descoberta durante a exposição Borboletas, na Universidade Derxel, na Filadélfia, pelo voluntário Chris Johnson, engenheiro químico aposentado.


O inseto apresenta características femininas e masculinas, assim como órgãos reprodutivos de ambos os sexos e será exibido a partir do dia 17 de janeiro na academia de ciências naturais, dentro da universidade.

Horas depois de sair de sua crisália, a borboleta começou a abrir suas asas. Foi quando Johnson, que organizava a exposição Borboletas, se deparou com a raridade do inseto, que tem duas asas direitas femininas e duas asas esquerdas masculinas.

A borboleta foi identificada como uma arquiduque, espécie que permite distinguir o sexo pelas cores das asas, (Lexias pardalis), mas com uma condição rara de ginandromorfia, animal que possui aparência masculinas e femininas.

Casos de ginandromorfia são comuns em aves e borboletas e são causados por uma disjunção dos cromossomos sexuais no início do desenvolvimento.

A condição da borboleta é diferente de hermafroditismo, porque apresenta características físicas dos dois sexos e não só os órgãos reprodutivos.

​ (Fonte: INFO Online)