Economize energia mesmo quando não está em casa

Quando estamos em casa sempre nos lembramos de apagar as luzes quando saímos dos ambientes, desligar os aparelhos que não estamos utilizando entre outras ações que evitam o desperdício de eletricidade. Mas e quando não estamos em casa?

desligue
Não basta economizar quando está em casa/Foto: 
Becagraphy

 Saiba que algumas medidas podem ajudar a reduzir a conta de luz mesmo quando a casa está vazia.
  1. Nunca deixe os equipamentos em standby. TV´s, DVD´s, aparelhos de som e outro eletrônicos devem ser retirados da tomada quando não estão em uso. Aquela luzinha acesa é a prova de que eles continuam consumindo energia mesmo desligados.
  2. Desligue o seu fogão, microondas, lava louça, máquina de lavar roupa e demais equipamentos elétricos quando não estiverem em uso.
  3. Retire os carregadores da tomada depois que a bateria estiver carregada. Deixar o carregador conectado na corrente elétrica vai fazer com que ele continue consumindo energia mesmo sem estar repassando-a para nenhum equipamento.

Economize energia no seu computador

Economize Energia
Com pequenas mudanças na configuração da sua máquina você poderá economizar muita energia/Foto: restrinxido

O computador é um dos aparelhos eletrônico responsáveis pelo alto consumo de energia elétrica em sua casa e no se trabalho. Com algumas dicas bem simples você pode fazer o seu aparelho gastar menos energia e aliviar seu bolso e o meio ambiente. Algumas mudanças na configuração da sua máquina ou a troca de alguns componentes também podem ajudar a reduzir o consumo.

A primeira dica é ajustar as opções de energia do computador e configurá-lo para ficar em modo de espera quando o equipamento ficar inativo por algum tempo. Para fazer isso acesse “Painel de controle”; “Sistema de operação” (se o seu computador operar com o sistema Vista), ou “Desempenho e Manutenção (se ele operar com o Windows XP); e por fim, “Opções de energia”. Você encontrará três planos de energia e uma marcação (com bolinhas) de economia e desempenho em cada uma delas, marque a opção de mais econômico.

Desligar o monitor ou deixá-lo em modo de espera enquanto você dá uma saidinha é uma excelente forma de economizar energia. Além da tela, desligue outros equipamentos que não estiver usando, como impressora, scanner, HD externos etc.

E quando for comprar um computador novo lembre-se que os notebooks são mais econômicos que os computadores tradicionais. Se possível opte também por um monitor de LCD, que são mais econômicos e prejudicam menos a visão. Outra alternativa é escolher um computador que utilize uma fonte com PCF (Power Factor Correction) ativo em vez de uma genérica, pois a primeira desperdiça menos energia.

Desconecte os dispositivos eletrônicos

dispositivos.jpg
Os dispositivos eletrônicos consomem energia mesmo quando não estão em uso/Foto: OndraSoukup

Se você não estiver utilizando dispositivos eletrônicos, como HDs externos, scanners, caixas de som e impressoras, desconecte-os do computador. Esses equipamentos consomem energia mesmo quando não estão sendo utilizados.

O jato de tinta da impressora, por exemplo, mesmo em repouso consome 4,5 watts, ou 3,24 KWh em um mês. Essa energia é suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa durante 54 horas. Portanto, mantenha esse e outros equipamentos fora da tomada e ligue-os apenas na hora do uso.

Não deixe seus aparelhos em stand by

stand-by.jpg
Os aparelhos em stand by podem aumentar em até 20% seu consumo de energia/Foto: Nildo Freitas

Sabe aquela luzinha vermelha que fica acessa mesmo quando seus aparelhos eletrônicos estão desligados? É o sistema stand by. Ele faz com que sua TV, DVD e outros aparelhos fiquem em repouso, podendo ser religados a qualquer momento. Apesar de prático, esse sistema é responsável por uma boa parte do seu consumo de eletricidade.

A melhor forma de resolver isso é desligando diretamente na tomada. Também não deixe de se informar com seu fornecedor sobre o consumo do seu aparelho em operação normal e em stand by. Isso pode poupar até 20% da sua conta de energia elétrica.

Simulador

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) criou um simulador para que as pessoas possam ter uma noção de quanto gastam com eletrodomésticos ligados em modo stand by durante 24 horas por dia, todos os dias do ano. Confira:

AparelhoPotência (W)Gasto mensal (R$)Gasto anual (R$)
Televisão71,4917,88
Vídeocassete122,5530,60
DVD173,6143,35
Rádio relógio20,435,16
Microondas51,0612,72
Recarregador de bateria30,647,68
Secretária eletrônica30,647,68
Telefone sem fio4,50,9611,52
Micro system61,2815,36
Som portátil2,50,111,32
Total-12,77153,27

(ECOD)