Uma nadadeira artificial desenvolvidas por um estudante de design industrial possibilitaram que uma tartaruga-verde com as patas esquerdas amputadas voltasse a nadar livremente.
A tartaruga Hofesh – nome que significa “liberdade” em hebraico – foi resgatada com ferimentos no Mar Mediterrâneo pela equipe da organização israelense “Sea Turtle Rescue Center”. As patas esquerdas tiveram de ser amputadas, o que a tornou incapaz de nadar.
Ela foi levada a um centro de reabilitação animal em Israel, onde o estudante Shlomi Gez, que tinha lido sobre o caso de Hofesh pela internet, resolveu criar um aparato para ajudar a tartaruga.
Ele criou uma nadadeira de poliprolipeno. “A nadadeira permite que o peixe mantenha o equilíbrio; então eu decidi adaptar a ideia para a tartaruga”, diz o estudante.
Agora, Hofesh consegue nadar novamente e até arranjou uma parceira. Os pesquisadores querem que o macho se reproduza com outra tartaruga do centro de reabilitação, uma fêmea que ficou cega em um acidente com um barco.
(Fonte: G1)