O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou ontem que vai começar a oferecer cursos de desenvolvimento social e econômico por meio da edX, plataforma de aprendizagem online fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Ao aderir ao edX, o BID ampliará sua linha de ofertas de cursos online e presenciais sobre questões de desenvolvimento para um público muito mais amplo de funcionários públicos, partes envolvidas em políticas e outros na região e no exterior.
A plataforma do BID será chamada IDBX e estará disponível emedX.org.
"Estamos extremamente felizes por unirmos forças com o edX. Nossa parceria é natural, em que o BID compartilha sua experiência e conhecimento sobre questões de desenvolvimento e o edX sua experiência na oferta de cursos através de plataforma de software livre de última geração e tão utilizada", disse Federico Basañes,Gerente de Conhecimento e Aprendizagem do BID.
"Temos o prazer de dar as boas-vindas ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na comunidade edX", disse Anant Agarwal, presidente do edX. "Apoiamos o trabalho do BID para melhorar a vida das pessoas nos países em desenvolvimento. Trabalhando com o BID, estamos ansiosos pela criação de cursos de alta qualidade on-line que envolverão e desafiarão milhões de alunos em todo o mundo."
Os primeiros cursos abertos, on-line e em massa (MOOCs) do BID a serem oferecidos através do edX incluem "Gestão para resultados de desenvolvimento nos governos subnacionais" e "Melhor previdência, melhores empregos", ambos com ênfase na América Latina e no Caribe. Inicialmente, esses cursos serão oferecidos em espanhol. Especialistas do BID estão elaborando a maioria dos cursos, mas outros serão desenvolvidos em parceria com as principais universidades das Américas.
Até o momento, o BID treinou funcionários públicos através do Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES), fundado em 1994. O INDES oferece cursos online e presenciais altamente classificados, bem como recursos educacionais abertos que visam reforçar as competências e capacidades dos funcionários públicos e outros principais envolvidos. Esta é a primeira vez que o Banco oferecerá MOOCs, um espaço em que o BID continuará a investir ao longo do tempo.
O edX é uma plataforma sem fins lucrativos que oferece cursos online de 38 universidades e seis organizações líderes de todo o mundo. O edX está concentrado em transformar a aprendizagem on-line e no campus através de metodologias inovadoras, experiências semelhantes a jogos e pesquisas de ponta em uma plataforma de software livre.
Mais informações com Edgar González, líder de equipe do projeto do BIDx (edgargo@iadb.org).
(Ache seu Curso)