O casal chileno Carola Teixido e Víctor Millán resolveu inovar na viagem de férias: transformou o retorno do Alasca em uma aventura sustentável.
Óleo de cozinha abastece a caminhonete utilizada na expedição
Fotos: Divulgação
Por quê? Eles embarcaram em uma expedição de 45 mil quilômetros a bordo de uma caminhonete abastecida com óleo de cozinha doado por restaurantes ao longo do caminho.
A iniciativa do casal era um desejo antigo, que foi impulsionado quando Víctor foi demitido do emprego e resolveu sair pela estrada com sua esposa. Segundo ele, o dinheiro não é o item mais limitador para a viagem - apesar de não serem ricos, eles perceberam que precisavam avaliar outros pontos que valiam mais do que os recursos financeiros.
Um desses quesitos foi o combustível, que foi escolhido na intenção de poupar dinheiro com gasolina, além de pontos como a redução das emissões de gases poluentes e a reciclagem do produto (cerca de seis mil litros até chegarem a Patagônia). O veículo utilizado foi uma Ford F250 Powerstroke 7.3 - equipada com um compartimento para óleo reciclado e outro para diesel, em casos de emergência.
Para converter o resíduo em combustível a caminhonete possui um sistema composto por bombas, filtros e aquecedores, pois o óleo tem uma textura mais viscosa que o diesel, precisa ser filtrado e estar quente antes de ir para o motor. Além disso, ela é equipada com um painel solar, que ilumina a parte interna do veículo, carrega os gadgets e é usado para ouvir as músicas durante a viagem.
No sentido de divulgar toda a aventura, o casal criou o blog Upa Cahlupa. Eles estavam no Canadá até o fechamento deste post, e já percorreram cerca de 9.300 km - quase 8 mil feitos com o óleo doado e reutilizado
(ECOD)