Molhou seu iPhone? Saiba o que fazer para recuperá-lo

Separamos dicas especiais para você salvar seu smartphone nesses casos, além de apontar os principais perigos e situações com água que podem danificá-lo.

Derrubar o iPhone na piscina, na privada ou em uma poça d´água pode ser uma grande dor de cabeça para os usuários já que o plano de garantia Apple Care não cobre danos por água – causa número um de morte dos smartphpones da companhia.

Quando uma tragédia dessas acontece, o iPhone muda um indicador especial de cor, ficando visível para você, um funcionário da Apple e qualquer outra pessoa que seu aparelho já deu um mergulho e, por isso, não tem mais garantia (se ainda estiver dentro do prazo). O indicador em questão fica localizado na entrada de fone de ouvido do produto e fica vermelho após “tomar um banho”.

iphonemolhado01

Mas o que fazer nesses casos? Conversamos com o pesquisador da assistência técnica especializada em eletrônicos SquareTrade, Tavis McGinn, que informou um guia passo-a-passo para evitar que o usuário tenha de desembolsar centenas de reais por um novo iPhone.

Primeiro e mais importante passo: não ligue o iPhone após ele cair na água ou ser molhado e parar de funcionar. Você não vai querer enviar uma corrente elétrica para molhar componentes internos. Um em cada cinco iPhones danificados tem a água como causa e normalmente exige a troca completa do aparelho porque os circuitos estão literalmente fritados, afirma a SquareTrade.

Em seguida, coloque o iPhone em uma bacia de arroz cru por cerca de 24 horas – se puder deixar um pouco mais que isso não fará mal nenhum. Você também não precisa abrir o iPhone. Na verdade, a SquareTrade recomenda que você não desmonte o aparelho. O arroz vai sugar a umidade, deixando o iPhone sequinho. Uma vez que tiver passado esse período indicado na bacia, vá em frente e ligue o aparelho, que deve estar funcionando normalmente.

iphonearroz01

“Se muitas pessoas fizessem isso, teriam uma boa chance de salvar seus telefones”, afirma Shay.

Agora, se nem assim o seu iPhone voltar a funcionar, é porque o banho que ele tomou foi muito demorado e a solução é levá-lo para a assistência técnica.

Mais resistente

Uma boa notícia para os donos de iPhone é que o aparelho da Apple é menos suscetível a danos causados pela água do que os smartphones com o sistema rival Android, que possuem baterias que podem ser trocadas, afirma a SquareTrade. Um celular com uma parte removível, como uma capa traseira de plástico que sai, significa que há mais lugares para a água ter acesso aos componentes internos.

Perigos variados

Além de poder derrubá-lo na privada, existem outros perigos no banheiro, como o vapor do chuveiro. Por isso, o melhor a fazer é deixar seu aparelho longe do cômodo.

Uma outra forma comum de danificar o iPhone é ao fazer uma mala para ir para a praia ou piscina. Lá, o smartphone pode entrar em contato com areia da praia, protetor solar ou ainda ter a má sorte de ser alvo de uma garrafa plástica frágil ou com a tampa solta.

Outro conselho da SquareTrade é não deixar o iPhone em cima da mesa quando estiver comendo em casa ou em um restaurante. Há muitos líquidos que podem entrar em contato com o seu estimado e caro aparelho.

E se você costuma fazer exercícios na academia, em casa ou na rua, acompanhado de seu iPhone, é essencial ter um case que o proteja do suor e outros líquidos.

(MACWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários