terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Confira 10 recursos do Word 2013 para aumentar a produtividade

O Word 2013 tem vários recursos novos ou aprimorados, cobrindo da criação à leitura, edição e colaboração na produção de documentos. Mas melhor de tudo é que a Microsoft os tornou mais fáceis de usar. Mostramos a seguir os 10 melhores recursos no programa, em nossa opinião. Eles podem não parecer muita coisa, mas fazem a diferença na produtividade no dia-a-dia

1. A aba Design
O Word 2007 e o Word 2010 adicionaram recursos interessantes na formatação de documentos, mas eles estavam espalhados pela interface e eram difíceis de usar. A aba Design no Word 2013 consolida todas as ferramentas de design em um só lugar, tornando-as mais fáceis de encontrar. 
A Microsoft também adicionou um elemento visual à ferramenta de formatação de documentos, para que você possa ver como um tema ou estilo vai ficar em seu documento (basta pairar o cursor do mouse sobre ele) antes de aplicá-lo. Você também pode modificar os temas, cores e fontes ao seu gosto, e quando chegar a algo que lhe agrade basta clicar na opção Definir como padrão, dentro da aba Design, para que essa combinação seja a padrão para todos os novos documentos.
2. Guias de alinhamento
Se nas opções de layout de uma imagem (ou de objetos como um gráfico ou SmartArt) você escolher uma disposição como “Quadrado”, guias de alinhamento (as linhas verdes na imagem abaixo) irão surgir mostrando quando uma imagem está alinhada com o topo de um parágrafo ou título. Com isso é moleza alinhar texto e imagens e você não precisa mais recorrer ao “olhômetro”. As guias também mostram quando o objeto está alinhado com pontos chave da página, como as margens esquerda ou direita.
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As guias de alinhamento (em verde) tornam mais fácil alinhar imagens e texto
3. Modo de leitura
Se você usa mais o Word para ler documentos do que para criá-los, vai gostar do Modo de Leitura, que automaticamente coloca o documento em tela cheia e oculta as barras de ferramentas de edição e formatação. Clique nas setas na tela para trocar de página (ou, em uma tela sensível ao toque, faça um gesto da direita para esquerda com o dedo), ou mude o modo de exibição para Layout do Papel (em Modo de Exibição / Layout) para rolar a página verticalmente. Dê um clique com o botão direito do mouse em uma palavra desconhecida para ver sua definição (usando o dicionário integrado ao Word) e dê dois cliques em uma imagem, tabela ou gráfico para ampliá-lo.
4. Colaboração simplificada
Se você colabora com outras pessoas na criação de documentos do Word, sabe como rapidamente as discussões podem se tornar difíceis de acompanhar, já que o Word trata cada comentário como se fosse um novo tópico.
Mas no Word 2013 é possível responder diretamente a um comentário clicando no ícone da “folha” ao lado dele. Com isso você pode ter toda a discussão, que aparece como um pequeno balão à margem do documento, sobre determinado ponto dentro de uma única caixa de comentário. 
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Agora é possível responder a um comentário sem gerar um novo tópico
Também é possível proteger o recurso de Controle de Alterações com uma senha, evitando que ele seja inadvertidamente (ou propositalmente) desativado. E com o novo recurso Marcação Simples é mais fácil ocultar marcações complexas e visualizar a versão “final” do documento. É possível alternar entre os modos (Marcação Simples, Toda a Marcação, Sem Marcação, Original) em um menu na aba Revisão.
5. Edição de PDFs dentro do Word
O Word 2013 não só permite abrir um documento em PDF, como também permite editá-lo sem a necessidade de um aplicativo extra. Você também pode editar os dados dentro de tabelas e mover imagens no documento. Quanto terminar você pode salvar o documento no formato PDF ou como um documento do Word. É um recurso essencial para quem trabalha com PDFs com frequência.
6. Opções de layout mais acessíveis
No Word 2013 há novas opções de layout que tornam tarefas como fazer o texto “fluir” ao lado de uma ilustração muito mais fáceis. Quando você clica em uma imagem, gráfico ou SmartArt um ícone de Opções de Layout aparece à sua direita. Clique sobre ele para abrir um pop-up onde você pode controlar como o texto e imagem interagem, e ver os resultados em tempo real. Você também pode fazer a imagem se mover junto com o texto ou fixar sua localização na página. E clicando no link Ver mais você abre a velha janela Layout, com mais opções para o posicionamento do objeto na página.
Como nos outros aplicativos do Office 2013, um painel de formatação surge quando você clica com o botão direito do mouse sobre uma imagem ou objeto e escolhe a opção Formatar imagem... ou Formatar objeto... no menu. Ao trabalhar com imagens você pode fazer de ajustes básicos como brilho, nitidez ou saturação a operações mais complexas, como aplicar efeitos de perspectiva, rotação 3D, brilho e sombras. 
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A imagem da esquerda veio do mesmo arquivo 
que a da direita. Mas teve reflexo 
e efeito 3D adicionado no Word
7. Novas ferramentas para lidar com bordas em tabelas
Formatar uma tabela com bordas em diferentes espessuras e estilos sempre foi um problema. Mas a ferramenta Pincel de Borda torna isso muito mais fácil. Para acessá-la clique na tabela e em Ferramentas de Tabela / Design / Pincel de Borda na barra de ferramentas. Basta escolher um estilo e espessura de linha, uma cor para a “caneta” e pintar as bordas da tabela clicando e arrastando o mouse sobre elas. Você também pode escolher entre estilos de tabela e bordas pré-definidos.
8. Mais recursos para tabelas
As ferramentas para tabelas no Word sempre foram fracas, mas o Word 2013 finalmente resolve o problema. Para adicionar uma nova linha à uma tabela basta parar o cursor do mouse à esquerda da tabela, no ponto onde quer que a linha seja inserida. Um ícone de (+) irá aparecer, e basta clicar nele. E o mesmo recurso pode ser usado para inserir colunas. O íconeExcluir na mini barra de ferramentas que surge ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma tabela torna fácil excluir linhas, colunas ou até a tabela inteira. 
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Ficou mais fácil inserir linhas e colunas em tabelas
9. Ocultar e expandir seções de um documento
Pode ser difícil lidar com documentos longos, especialmente se você estiver trabalhando apenas em uma pequena porção dele. O Word 2013 permite que você oculte ou expanda seções de um documento, o que lhe permite ver apenas os trechos de que precisa.
Para isso, os títulos do documento devem estar formatados usando os estilos pré-definidos do Office (Título 1, Título 2, etc...). Depois basta parar o cursor do mouse logo à esquerda do título e um pequeno triângulo surgirá. Clique nele para ocultar ou expandir todo o texto até o próximo título. Clique com o botão direito do mouse sobre um título e use o menuExpandir/Recolher para ter mais controle sobre este recurso.
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Basta clicar nos triângulos (em destaque) para expandir ou ocultar seções de um documento
10. Apresentações online
O Office Presentation Service permite que você apresente seu documento online. Você precisa estar logado em sua conta da Microsoft para acessar este recurso. Quando estiver pronto para compartilhar o documento clique em Arquivo / Compartilhar / Apresentar Online / Apresentar Online para enviar seu documento para a nuvem. Você receberá um link que pode enviar via e-mail aos participantes. Eles poderão fazer comentários durante a apresentação, e até criar e baixar uma versão em PDF do documento se quiserem.
(COMPUTERWORLD)