Vai viajar? Veja o que você não pode esquecer em casa

Notebook, tablet, smartphone, e-reader, console portátil, cabos e acessórios… é fácil se perder e esquecer algo coisa em casa. Mostramos como evitar esse problema e reduzir o peso da bagagem.

Não importa se você viaja o tempo todo ou apenas nas férias e fim de ano, provavelmente sabe o trabalho que dá se certificar de que está levando todos os gadgets, e acessórios, de que precisará na viagem. Talvez você queira ter um conjunto completo de hardware com você, talvez queira carregar o mínimo possível.
Me lembro de me preparar para uma viagem juntando sobre uma mesa todos os aparelhos que gostaria de levar comigo. Então adicionei todos os acessórios destes gadgets: carregadores, cabos, dispositivos de armazenamento, etc. O tamanho da pilha me assustou. Então começei a “podar” as coisas, para chegar apenas aos gadgets que eu realmente precisaria ter comigo. É um ritual que sigo antes de cada viagem, e neste artigo mostro como faço.
Separando o joio do trigo
A primeira pergunta que você deve fazer é “eu realmente preciso de tudo isso?” Se você vai dirigir, carregar um monte de coisas não é problema, então não há necessidade de se limitar. Mas se vai viajar de ônibus ou avião, deve começar a priorizar.
Você precisa ser cuidadoso porque cada gadget ocupa espaço na mala, e também é um peso extra a carregar por terminais e corredores. E o peso é um fator especialmente importante se você vai voar: a não ser que você não se importe em colocar seus gadgets na bagagem despachada, terá de colocá-los na bagagem de mão e carregá-la para cima e para baixo. 
traveltips_d5000-580px.jpg
Você realmente precisa de sua DSLR na mala? Será que seu smartphone não é o bastante?
Na hora de decidir o que levar, o melhor é fazer perguntas como: preciso do notebook ou um tablet serve? Que tal um tablet com um teclado Bluetooth? Se um tablet é o bastante, preciso de um com tela de 10” ou um de 7” é o suficiente? Preciso levar uma câmera, ou a do smartphone é o bastante? Se vou levar uma câmera, uma “point and shoot” doméstica é o suficiente ou realmente preciso levar uma DSLR e todas as lentes? E se realmente preciso da DSLR, será que consigo me virar apenas com uma lente zoom, em vez de uma mala cheia delas?
Se você quer ler eBooks, dá pra usar um smartphone ou tablet ou um leitor dedicado, como um Kindle, é necessário? E quanto a um console de videogame e outros “brinquedos” high-tech?
Enchendo o tanque
Ao decidir quais gadgets levar com você, não se esqueça de levar em conta os acessórios, como cabos e carregadores.
Uma forma de reduzir o peso é ver se algum de seus carregadores ou cabos pode fazer uma “jornada dupla”. Por exemplo, se você está levando um iPhone e um iPad, pode usar o mesmo carregador e cabo para ambos. O mesmo se estiver levando, por exemplo, um smartphone e tablet Android e um Kindle: um cabo e carregador atendem os três. Só lembre-se de levar sempre o carregador de maior potência, medida em miliamperes/hora (mAh). Seu smartphone vai carregar rapidinho com o carregador de um tablet, mas a recíproca não é verdadeira.
Adaptadores também podem ajudar. Se você tem um iPhone com conector Lightning e um iPad com o antigo conector de 30 pinos, há um adaptador que permite usar um só cabo e carregador em ambos. Quem tem um iPhone e um tablet Android, por exemplo, pode usar um único carregador se tiver à mão um adaptador microUSB para Lightning. 
Se você vai levar um notebook, pode até mesmo eliminar os carregadores desde que seu portátil tenha portas USB alimentadas, projetadas para entregar mais energia para um gadget do que o previsto na especificação USB. Em caso de dúvida sobre isso consulte o manual de seu computador, e procure as portas com o símbolo de um raio.
Para quem vai viajar de carro, uma coisa útil é um carregador veicular plugado ao isqueiro do veículo. Ele é útil tanto na hora de usar o smartphone como um GPS com o Google Maps ou Waze (já que esse tipo de uso drena a bateria rapidamente), como também para recarregar outros dispositivos USB.
traveltips_juicepack-400px.jpg
Cases com bateria, como a linha Juice Pack da Mophie, dão "mais fôlego" ao smartphone.
Uma bateria externa também pode salvar o dia, e temos um artigo explicando como escolher a melhor para você. Elas geralmente são compactas, leves e muito úteis na hora de recarregar seus gadgets em um ônibus ou avião, e como tem um conector USB podem ser usadas em vários tipos de aparelhos. Só certifique-se de que a sua está carregada antes de sair de casa.
Algumas empresas, como a Mophie, produzem “cases” com baterias inclusas para vários smartphones, que podem ser uma boa solução não só para viagens, mas para quem precisa de “mais energia” no dia-a-dia e não quer ficar carregando um acessório e cabo extras.
Se você vai viajar a outro país, procure se informar sobre o padrão de tomada usado por lá e prepare adaptadores antes de embarcar. Em lojas de eletrônicos, de artigos para viagem ou mesmo no Free Shop do aeroporto é possível encontrar adaptadores universais de tomadaque funcionam na maior parte dos países.
Na mala
Depois de selecionar os gadgets e acessórios que irão acompanhá-lo na viagem, você tem que decidir como carregá-los. “Empacotar” eletrônicos é uma arte que você aprende com a prática. Se você vai viajar para os EUA é interessante colocar o notebook em uma mochila “TSA Approved”, que vai tornar mais fácil passar pela segurança: com elas você não precisa tirar o notebook e acessórios da mala ao passar pelo Raio-X. Também recomendo colocar todos os seus eletrônicos em uma só mala ou mochila, e mantê-la sempre com você. Até porque é mais fácil procurar um item de que você precisa em um só lugar em vez de ficar vasculhando várias malas.
Antes de cada viagem eu faço e confiro uma “checklist” de todos os itens de que posso precisar, para ter certeza que não esqueci nada, especialmente os cabos e carregadores. É melhor não levar um tablet do que levar e descobrir que ele virou “peso morto” na bagagem porque o carregador ficou em casa.
E você, tem dicas de viagem com seus gadgets? Compartilhe-as com os outros leitores nos comentários abaixo.
(* Com informações de Rafael Rigues, PC World Brasil)

Postar um comentário

0 Comentários