Veja quais são os dez supercomputadores mais poderosos no mundo

Supercomputadores são equipamentos criados e utilizados para "mastigar" em segundos uma quantidade de dados númericos que levariam anos para serem processados por um computador convencional. A velocidade dos supercomputadores é representada pela unidade de medida petaflop que é definida como a habilidade de um computador executar um quatrilhão de operações de ponto flutuante por segundo.

Para chegar a esse desempenho as máquinas são construídas em uma arquitetura que agrega milhões de processadores trabalhando em conjunto. O supercomputador mais rápido em atividade no momento, segundo a lista Top 500 Supercomputer Sites, é o Tianhe-2 ("Via Láctea 2"), em atividade na China, que chega a 33,8 petaflops e usa mais de 3 milhões de processadores Intel Xeon, projetados para uso em servidores.
A revista norte-americana Fed Tech Magazine montou um infográfico com os dez supercomputadores mais rápidos em atividade no mundo. Uma boa parte deles estão nos Estados Unidos, mas o mais rápido e mais poderoso está na China. Esses gigantes digitais são usados para grandes cálculos científicos, processamento de informações de metereologia, estudos de mudanças climáticas, pesquisas em química, energia e outras atividades científicas.
Confira abaixo os dez "Godzillas" da tecnologia.



(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários