domingo, 17 de novembro de 2013

Rede de supermercados começa a vender versões sustentáveis de produtos tradicionais


O desafio de se tornar um consumidor sustentável ficou um pouquinho mais fácil neste mês de novembro. 

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Chegarão nas prateleiras produtos mais sustentáveis, como um novo refrigerante de baixa caloria, com fibras e produzido com menos água, energia e embalagem; um creme dental com matéria-prima de fonte renovável, programa de logística reversa e tratamento para os resíduos de tubos e embalagens; e um protetor solar cuja produção visa o reaproveitamento de água, redução de resíduos sólidos, maior eficiência no consumo de matérias-primas e energia, entre outros.

Após um ano e meio de formulação, 18 empresas líderes de mercado reavaliaram seus processos produtivos e lançaram versões dos seus produtos com menor impacto ambiental e preços mais acessíveis. A iniciativa faz parte do programa “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”, promovido pela Walmart Brasil, que disponibilizará os produtos nas gôndolas da rede – que opera lojas como o Bompreço, Maxxi e Sam’s Club.

De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Walmart Brasil, Camila Valverde, o programa passou por diversas etapas e cada indústria apresentou ao menos três mudanças significativas de inovação e sustentabilidade em seus produtos, comprovadas ao final do processo com auditoria do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea).

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Além das inovações nos próprios produtos, as empresas implantaram mudanças na cadeia produtiva, como a criação de programas de logística reversa, o incremento na segurança dos trabalhadores rurais e projetos de educação ambiental nas comunidades do entorno. O relatório de sustentabilidade da multinacional explica as etapas do processo e as inovações implantadas por cada indústria.

Participaram desta edição empresas globais como 3M, Brasil Kirin, Cargill, Colgate Palmolive, Embalixo, Itambé, Grendene, JBS, Johnson & Johnson, Kimberly Clark, Nestlé, Nívea, Pilecco, Procter & Gamble, SC Johnson, Reckitt Benckiser e Unilever.

Impacto

Segundo a estimativa anual de vendas da Walmart,  os ganhos dos 18 produtos desenvolvidos foram:
  •  Redução de emissões de gases de efeito estufa: 1.120 ton CO2, equivalente a economia de 6,5 milhões de km rodados;
  •  Redução no consumo de óleo diesel: 45 mil litros. Redução no consumo de energia de fonte renovável: 10.460 GJ;
  •  Redução no consumo de água: 741.491 m3;
  •  Redução no consumo de energia elétrica: 614.447 kWh, equivalente a economia de 256 mil lâmpadas de 100W;
  •  Redução da massa de embalagem: 61 toneladas;
  •  7 programas de responsabilidade socioambiental de produção agrícola e animal. 18 programas e campanhas de educação ambiental, de alimentação saudável, de higiene pessoal, de segurança ou de fomento a valorização de pessoas;
  •  Redução de resíduos (industrial ou agrícola, excluindo pós consumo): 125 toneladas. Redução de resíduos pós-consumo para aterros sanitários: 29 toneladas. Revalorização de resíduos industriais (como co-produto, via compostagem ou como adubo): 936 toneladas.
(ECOD)