Aprenda como ser sustentável durante o churrasco em família

Quem não gosta de um churrasco com a família e os amigos nas horas vagas? Mas é importante lembrar que a prática não é tão sustentável assim.
Além de emitir gases de efeito estufa (GEEs), há muito desperdício nesses momentos. Por isso, é necessário adotar algumas atitudes na hora da diversão, para não deixar de lado o cuidado com o meio ambiente e o consumo consciente.

Conheça uma lista de sete atitudes sustentáveis que podem ser adotadas na hora do churrasco:

churrasco-um-ecod.jpg
O carvão ecológico produz duas vezes mais calor que o vegetal
Foto: Seguromy

1. A fonte de fogo

Na hora de escolher como fazer o fogo da churrasqueira pegar, esqueça a madeira e o carvão vegetal. Além de ser prejudicial ao meio ambiente, eles podem incomodar àqueles que têm problemas respiratórios. Por isso, escolha o carvão ecológico, que produz duas vezes mais calor que o vegetal e solta menos fumaça e resíduos, porque é feito com sobras de pó de carvão de indústrias siderúrgicas, argila e fécula de mandioca. Ele é vendido principalmente para utilização em churrasqueiras e já é produzido no Brasil.

Lembre-se que o carvão mineral, além da poeira preta, emite dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera, o que também compromete a saúde de quem respira esses gases.

copo.jpg
Use utensílios convencionais
Foto: Hella Delicious

2. Evite usar utensílios plásticos

Se o churrasco é em família, para quê utilizar pratos, talheres e copos de plástico? Apenas para poupar trabalho após a farra? Esqueça-os! Eles poluem o ambiente, demoram para se decompor e podem virar comida de pássaros, que confundem comida com esse tipo de material. Use os utensílios convencionais.

organico.jpg
Escolha alimentos de horta ou comprados em feiras locais
Foto: Caravana Copa Orgânica Brasil 2014

3. Escolha os alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são todos aqueles produzidos em sistemas que não utilizam agrotóxicos ou insumos artificiais em sua produção, como inseticidas, herbicidas, fungicidas, nematicidas ou adubos químicos. Então, que tal escolher os vegetais da horta feita em casa para fazer a salada? Se não tiver uma, escolha fazer as compras em feiras locais - com isso você vais economizar tempo, combustível e ainda vai ajudar a movimentar a economia de seu bairro.

garrafas-um.jpg
Dê o destino correto aos resíduos
Foto: -Weng-

4. Diga não as latinhas

Tudo bem que as latinhas de cerveja e refrigerante que circulam durante o churrasco são recicláveis. Mas, se você perceber que não vai dar o destino correto a elas, escolha bebidas em garrafas de vidro, que são devolvidas aos depósitos e bares na compra de outras. O ato ainda ajuda na redução do total de resíduos finais da festa.

congelado-um.jpg
Não use microondas para o descongelamento
Foto: Sandy Austin

5. Pense no descongelamento

Livre-se da ideia de descongelar os alimentos que serão utilizados durante o churrasco no micro-ondas. Apesar de parecer prático, gasta muita energia elétrica. Por isso, escolha fazê-lo de maneira natural, retire-os do congelador e mantenha-os na geladeira durante toda a noite anterior à festa.

carne-um.jpg
Procure fazer o cálculo exato da quantidade de alimento necessário
Foto: Vitor

6. Não desperdice alimentos

Procure fazer o cálculo exato da quantidade de alimentos utilizados para que não sejam desperdiçados. Caso sobre alguma comida, guarde-a na geladeira para consumir no dia seguinte. Se a quantidade for grande doe àqueles que precisam.

 carne-ecod.jpg
Rastreamento e fiscalização aumentam o controle sobre a qualidade da carne
Foto: jmarconi

7. Não abuse no consumo e certifique-se sobre a origem da carne

Uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade de Harvard concluiu que comer carne vermelha aumenta o risco de problemas cardíacos, portanto, é sempre recomendável não abusar no consumo. Outro ponto importante é saber a origem do produto que irá consumir.

O rastreamento e a fiscalização aumentam o controle sobre a qualidade da carne e diminuem os riscos de contaminação. Lembrando que, muitas vezes, a produção de carne bovina utiliza meios ilícitos para a criação do gado, como desmatamento para áreas de pastagem.

(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários