Apache OpenOffice 4.0 traz novos recursos e é mais fácil de usar

Pacote traz um conjunto de aplicativos bem integrados e com vários recursos interessantes, é compatível com os formatos do Microsoft Office e é gratuito.

O Apache OpenOffice é um conjunto completo de aplicativos de escritório composto por processador de textos, banco de dados, planilha de cálculo, ferramenta para apresentações e software de ilustração. Seus componentes tem recursos completos, são robustos e, embora nem sempre se igualem ao Microsoft Office em termos de recursos, vão muito além do básico em suas categorias. Nada mal para um pacote gratuito.
O Apache OpenOffice é um concorrente de longa data do Microsoft Office, e um produto Open Source mantido pela conhecida Apache Software Foundation, com atualizações e correções de bugs regulares. Assim como o LibreOffice ele é uma variante (“fork”, no jargão técnico) do Oracle OpenOffice, que por sua vez é descendente do StarOffice, um projeto que tem sua origem em meados da década de 80. A barra lateral na interface é baseada no Lotus Symphony, cujo código fonte foi doado para a Apache Software Foundation em 2012. Apesar das inúmeras contribuições ao código, o OpenOffice se comporta de forma coesa, algo importante em um pacote Office.
Há um bom nível de integração entre os aplicativos que compõem o pacote. O menu e barra de ferramentas de cada janela são relevantes ao documento atual, mas você sempre pode ir ao menu “Arquivo” e criar um novo documento de outro tipo, que será aberto em sua própria janela. Incluir informações de outros aplicativos, como as linhas de um banco de dados em um documento do Writer, não é algo difícil.
openoffice_writer-580px.jpg
Novidade na versão 4.0, a paleta de ferramentas na lateral direita é uma contribuição do finado Lotus Symphony
O Writer tem uma longa lista de recursos: modelos para documentos, molduras, mala direta, gerenciador de estilos, cabeçalhos e rodapés para seções dos documentos e muito mais. A barra lateral introduzida na versão 4.0 é especialmente útil para quem tem um monitor widescreen, já que é fácil combinar ali múltiplos painéis para que todos os controles estejam visíveis e acessíveis em um só lugar.
As opções de layout e design são flexíveis, mas não no nível do Word 2007. Por exemplo, se você criar uma tabela com fundo em cores alternadas, e apagar ou excluir uma linha, a formatação não se ajusta automaticamente, e você terá de selecionar a tabela e reaplicar o estilo manualmente.
O Base fornece um bom conjunto de ferramentas para design e formatação de bancos de dados. Alguns dos elementos da interface, como a criação de queries, não são totalmente intuitivos. Há alguns comportamentos estranhos que até são sensatos, mas que não são expostos ao usuário. Por exemplo, mudar um campo de texto de “única linha” para “múltiplas linhas com formatação” o desconecta de um campo do banco de dados associado (um campo de texto longo), porque o texto formatado requer um campo binário. Eu gostaria de ver pelo menos uma mensagem de aviso ou erro sobre isso.
Isto aponta uma das falhas do Apache OpenOffice: a documentação é escassa, e não é muito adequada para os usuários não técnicos. Por vezes a informação sobre um recurso não é mais do que seu nome e função, que pode ser evidente. O que faltam são mais detalhes. Por exemplo a definição de “Critério” no editor de queries é “Especifica os critérios pelos quais o conteúdo do campo de dados deve ser filtrado”, mas não há exemplos ou sugestões de uso. Entendo que escrever código é uma atividade que traz mais satisfação e é mais interessante que escrever documentação, e este é um problema comum com software Open Source. 
No geral a interface do Apache OpenOffice responde bem, embora eu tenha notado um ligeiro atraso em alguns pontos. No geral o programa respeita as convenções padrão do Windows, e o visual e comportamento estão mais próximos do Windows XP do que do Windows Vista ou Windows 7, e muito longe do Windows 8, no qual o programa foi testado mas não certificado. Ainda assim não tive problemas com redesenho de tela, artefatos na imagem ou outros comportamentos estranhos.
openoffice_base-580px.jpg
É fácil criar formulários sob medida no banco de dados modificando um modelo gerado automaticamente
Gosto do Apache OpenOffice. O conjunto de recursos inclui tudo o que espero encontrar em um pacote desta categoria, e os desenvolvedores fizeram um bom esforço para tornar a transição entre os vários aplicativos suave e intuitiva. Um usuário de Windows que já tem acesso a uma versão recente do Microsoft Office provavelmente não será tentado a migrar a não ser que genuinamente prefira software Open Source por motivos pessoais ou financeiros, mas quem ainda não tem um pacote Office, precisa de um que seja multiplataforma (há versões para Windows, Mac OS X e Linux, entre outras), ou está vindo de uma versão antiga do Microsoft Office encontrará recursos atraentes. E considerando que ele é gratuito, não há motivos para não experimentar.
(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários